Adriana Arruda - Publicado em 22-03-2017 09:14
BCo realiza recepção proativa aos novos alunos da UFSCar
Atividades acontecem no prédio da BCo, área Norte do Campus São Carlos. Foto: Divulgação/CCS
Nos dias 27 a 31 de março, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar promove uma recepção aos novos alunos do Campus São Carlos. O evento faz parte das atividades estendidas da Calourada 2017 e tem o intuito de oferecer ações proativas que visam integrar e disponibilizar informações sobre a BCo aos novos alunos ingressantes na Universidade. Ao longo dos dias, a Unidade oferece a Calourada Itinerante, ação em que os colaboradores da BCo irão se dirigir até as salas de aula para apresentar os recursos que oferece aos calouros e para oferecer informações básicas sobre a BCo.

Na mesma semana também haverá a Visita Interativa, em que a equipe BCo fará o acompanhamento de visitas à Biblioteca pelos calouros, podendo ser agendadas pelos docentes ou por iniciativa de grupos de alunos. A atividade inclui apresentação de vídeo sobre a BCo, além de uma visita personalizada de acordo com os interesses do grupo que está visitando. Também haverá a apresentação dos recursos da Biblioteca de acordo com as expectativas dos participantes. A recepção proativa da BCo aos calouros também inclui plantões de atendimento sobre dúvidas em geral. "O diferencial de nossas ações neste ano é que nós iremos até os alunos. O objetivo é atingir o máximo de calouros possível para que eles se sintam acolhidos e que tenham um sentimento de pertencer à Universidade e de se sentirem apoiados pela equipe da BCo nesta nova etapa de suas vidas", enfatiza Eliane Colepicolo, diretora da BCo. Ainda segundo Eliane, a equipe da BCo espera que a promoção dos recursos informacionais oferecidos na Calourada estendida auxilie os discentes ingressantes. "Queremos contribuir para o aumento do uso desses recursos e, consequentemente, para a melhoria do ensino e da aprendizagem, dos trabalhos acadêmicos e da formação profissional e acadêmica dos novos alunos da UFSCar", reforça.

As atividades acontecem entre 8 e 22 horas no prédio da BCo, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Portal da Biblioteca e dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento de Referência da BCo pelo telefone (16) 3351-8135. A Calourada 2017 é uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e com diferentes coletivos estudantis da Universidade. A programação completa de todos os campi da UFSCar - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - pode ser acessada em www.calourada.ufscar.br.

Exposições
Neste início de ano, os calouros e demais interessados - inclusive a comunidade externa à UFSCar - também poderão apreciar três exposições que estarão disponíveis nos espaços da BCo. A mostra "Um bom sujeito: A Coleção Luís Martins" objetiva colocar em destaque algumas das raridades do acervo de Luís Martins, escritor e cronista do início do século XX que teve expressiva participação na efervescência artística dos anos 1920. A iniciativa é realizada pelo Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) em parceria com a InfoJúnior UFSCar, vinculada ao Departamento de Ciência da Informação (DCI), e pode ser visitada até o dia 7 de abril, no Saguão da BCo.

Já a exposição "Cem Anos de Samba", coordenada pela professora Thais dos Guimarães Alvim Nunes, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, apresenta imagens produzidas por Pablo Azevedo e letras de canções e áudios, reunidos em programas de rádio produzidos pelo Instituto Moreira Salles por meio da rádio Batuta em parceria com a CBN. Nesta exposição, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história deste gênero brasileiro. A mostra estará disponível até o dia 31 de março também no Saguão da BCo.

Por fim, de 25 de março a 20 de abril, a BCo recebe a exposição "Cybelli Wanderley", que homenageia esta poetisa sãocarlense, falecida em 2010. A mostra apresenta poesias de Cybelli, bem como sua obra mais extensa. A ideia foi disponibilizar esta exposição justamente a partir de março, que é o mês da poesia. A mostra poderá ser apreciada no Espaço de Exposições do Piso 2 da BCo.

Todas as exposições são gratuitas, abertas ao público e estão disponíveis para visitação no horário de funcionamento da Biblioteca - de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.