Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 24-03-2017 09:56
Núcleo Ouroboros inicia atividades de 2017 com oficinas
Integrantes do grupo Olhares e instrumentos de vidro. Foto: Divulgação
Integrantes do grupo Olhares e instrumentos de vidro. Foto: Divulgação
O Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, vinculado ao Departamento de Química (DQ) da UFSCar, está iniciando as suas atividades em 2017 com a realização de duas oficinas.

Neste mês de março, nos dias 30 e 31, além de 1º de abril, acontece oficina de construção de instrumentos musicais com materiais não convencionais. A realização da oficina decorre do envolvimento da equipe do Ouroboros com o projeto Sons Vítreos, de construção de instrumentos de vidro e, também, de melodias a serem tocadas com esses instrumentos. Durante a oficina, as pessoas participantes poderão observar o trabalho com o vidro, além de construir instrumentos com outros materiais. As atividades acontecerão das 9 às 18 horas, no espaço do Ouroboros no DQ, e são abertas a todas as pessoas interessadas, mediante inscrição pelo e-mail oficinainclusiva2017@gmail.com. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Em abril, será realizada oficina de história em quadrinhos no estilo Mangá, na qual serão produzidas histórias com temática científica. Os encontros acontecerão durante todo o mês, às terças-feiras para pessoas a partir dos 18 anos e às quintas-feiras para crianças e adolescentes de 12 a 18 anos, sempre das 14 às 17 horas. As atividades também acontecem no espaço do Ouroboros no DQ, e as inscrições devem ser feitas por e-mail.

No dia 29 de março, às 13 horas, o Ouroboros, atuante desde 2005, realizará apresentação de todas as atividades previstas para 2017, com o objetivo inclusive de permitir que as pessoas interessadas possam se inserir como voluntárias na realização dessas atividades. Dois projetos de destaque são o Mundo de Vidro, uma parceria com o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), e o grupo Olhares, de educação inclusiva, voltado a pessoas com deficiências visuais. Mais informações na página do Ouroboros no Facebook.