Adriana Arruda - Publicado em 27-03-2017 13:00
Ângela Leal toma posse como superintendente do Hospital Universitário
Mesa de autoridades composta na cerimônia de posse da superintendente do HU.Foto: Matheus Mazini/CCS
Na última sexta-feira, dia 24 de março, aconteceu a cerimônia de posse da nova superintendente do Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da UFSCar. Ângela Merice de Oliveira Leal, docente do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade, assumiu a superintendência do HU. A cerimônia aconteceu no próprio HU e a mesa de autoridades foi composta pela Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann; o Prefeito Municipal de São Carlos, Airton Garcia; o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais; o Diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Cláudio Saab; o Gerente Administrativo do HU-UFSCar, Gilberto Taboga; e a própria professora Ângela Leal.

Para a nova superintendente, embora seja um momento difícil do ponto de vista nacional, a conjuntura política local é favorável para se obter apoio e avanços no HU-UFSCar. "Estou muito otimista com esta nova empreitada. O Hospital Universitário configura um importante cenário de educação e formação de profissionais da área da saúde e vem para somar à cidade de São Carlos. Esperamos que ele assuma um papel ainda mais importante e preencha lacunas especificamente nos serviços que envolvem assistência", relata. A nova superintendente lembra que o HU, criado em 2007, passou a ser gerido pela Ebserh e aderido à UFSCar em 2014. A partir deste ano, os benefícios têm sido nítidos. "Tivemos avanços que podem ser notados por pacientes, servidores e pela comunidade em geral. Mesmo com nossa estrutura física limitada, oferecemos serviços de assistência diferenciados à população. Simultaneamente, ofertamos à comunidade UFSCar um cenário de prática em serviço que até então não tínhamos. Como nova superintendente, assumo o compromisso com a excelência - tanto de assistência como de gestão - e, principalmente, com a transparência do Hospital", destacou Ângela Leal.

Segundo Kléber Morais, a Ebserh terá iniciativas para que o HU-UFSCar ganhe amplitude nos próximos anos. "Atualmente contamos com 21 leitos e é preciso aumentar este número para que o Hospital consiga agir em sua totalidade e, assim, corresponder às expectativas da população. Para isso, temos que aglutinar forças e juntá-las com a capacidade de trabalho dos servidores e colaboradores. Só assim conseguiremos transformar este Hospital num modelo da Ebserh", reforçou ele. Esta foi a primeira visita do diretor da Ebserh a São Carlos e ao HU-UFSCar. Já o Prefeito de São Carlos, Airton Garcia, lembrou a importância do local como ponto de apoio à saúde de São Carlos: "Precisamos muito da parceria deste Hospital para que, em pleno funcionamento, nos ajude a melhorar a saúde da cidade".

Em seguida, a Reitora finalizou a cerimônia de posse ressaltando a importância da parceria entre todos os atores envolvidos. "Nós realizamos um marco muito importante neste dia, pois este é um momento em que simboliza uma perspectiva de um futuro otimista. A parceria entre diversos agentes - como o próprio HU, a Ebserh, o Ministério da Educação e a Prefeitura - é essencial para que o Hospital atinja sua capacidade máxima de excelência e atuação. Este é um desafio de ensino, pesquisa e extensão e também um desafio que envolve diretamente a sociedade. Por isso prezamos por uma gestão transparente, aberta a todos os atores, à cidade e à região", concluiu Wanda Hoffmann.

Além da cerimônia de posse da professora Ângela Leal, o evento contou com uma visita monitorada às instalações do HU, bem como às obras de ampliação. O evento também teve a presença dos Pró-Reitores de Administração, Marcio Merino Fernandes; de Assuntos Comunitários e Estudantis, Leonardo Antonio de Andrade; de Pesquisa, João Batista Fernandes; do diretor institucional da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), Ednaldo Pizzolato; de Paulo Teixeira Lacava, representando a diretoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e de autoridades externas à Universidade - Vanessa Barbuto, representando a Secretaria Municipal da Saúde; Luiz Antonio Resende, superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Augusto Hoyler, gerente administrativo do Hospital de Clínicas da UFTM; e Elton Carvalho, representando a Comissão da Saúde dos vereadores e a Câmara Municipal.

Currículo da nova superintendente
A professora Ângela Leal é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado no Salk Institute for Biological Studies (EUA). Atualmente, é docente associada do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e seu trabalho tem ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos temas diabetes mellitus e metabolismo, biologia molecular e terapia celular.