Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 29-03-2017 10:42
UFSCar promove campanha solidária de doação de cabelos no dia 6 de maio
Campanha solidária envolve doação de perucas para pacientes com câncer. Foto: Matheus Mazini / CCS
Campanha solidária envolve doação de perucas para pacientes com câncer. Foto: Matheus Mazini / CCS
No dia 6 de maio, a UFSCar promove o último dia da campanha solidária de doação de cabelos para confecção de perucas que serão doadas a pacientes com câncer. A iniciativa, idealizada e organizada pela professora Zaira Regina Zafalon, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade, teve início em março no escopo das atividades de recepção dos novos estudantes da UFSCar, a Calourada 2017. Desde 2016, a campanha solidária ampliou seu alcance para nível municipal, propondo uma ação conjunta entre comunidade e Universidade. "O intuito é que ambas se aliem por um propósito em que não há barreiras físicas ou institucionais, uma vez que busca o bem do outro", afirma a docente.

No último dia da campanha, a doação de cabelos - com mechas de no mínimo 15 cm de comprimento - deve ser feita das 9 às 13 horas, na Praça do Mercado Municipal, localizada na Avenida Comendador Alfredo Maffei, 2454, no Centro de São Carlos (SP). Na ocasião, haverá cabeleireiros voluntários para cortarem cabelos na hora, mas os interessados em doar também podem levar suas mechas já cortadas. "A expectativa com este terceiro evento é superar a quantidade total de mechas arrecadadas no ano passado, que foi de 350", diz Zaira. As perucas serão doadas para pacientes do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú (SP).

A campanha solidária tem o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e da Associação Atlética Acadêmica da UFSCar, além do Centro de Voluntariado Universitário (CVU). As fotos com os participantes que doaram durante Calourada podem ser acessadas neste link e mais informações sobre a coleta que acontecerá no dia 6 de maio estão disponíveis na página do evento no Facebook.

Sobre a Campanha Solidária
Criada em 2014, a campanha solidária inicialmente ocorreu sob organização da Coordenação do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Em 2015, já foi possível contar com o apoio da ProGrad e de outros cursos da Universidade. No entanto, foi em 2016 que a Campanha adquiriu caráter institucional, uma vez que fez parte da agenda oficial da Calourada e teve a coleta de mechas de cabelo ampliada: um posto no Campus São Carlos da UFSCar e outro na Praça do Mercado Municipal de São Carlos. Neste ano, a intenção é que a campanha atinja mais voluntários dentro e fora da UFSCar.