Fabricio Mazocco - Publicado em 26-04-2017 17:00
Empreendedorismo é o tema de ciclo de palestras na UFSCar
Auditório recebe a programação do XII Ciclo de Palestras. Foto: Divulgação.
Empreendedorismo é o tema central do XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico, que tem início no próximo dia 19 de abril, com o objetivo de fomentar a discussão sobre temas relacionados à inovação e ação empreendedora no âmbito da comunidade da UFSCar.

A programação do Ciclo começa com o pré-evento "Empresas Juniores e cultura empreendedora nas universidades", que contará com a apresentação do Movimento Empresa Jr. (MEJ), a partir dos indicadores do Ranking das Universidades Empreendedoras e do Núcleo UFSCar Júnior (NUJ). Na oportunidade também será feito o lançamento do Diagnóstico da Cultura Empreendedora. O pré-evento será realizado às 12h15, no Teatro Florestan Fernandes, localizado na Área Norte do Campus São Carlos.

A primeira mesa-redonda do Ciclo acontece no dia 26 de abril com o tema "Startups da UFSCar". Participam da mesa representantes de startups para falarem de suas experiências empreendedoras: André Araújo (Nanox), Marina Trevelin (Vetra), Marco Antonio Pereira (Itera) e Pedro Sanches (Periodiza); o debate será moderado por Bráulio Salumão de Oliveira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM).

A mesa seguinte, no dia 3 de maio, é intitulada "Com que dinheiro? - Captação de recursos para negócios tecnológicos". Estarão presentes Douglas Zampieri (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE/Fapesp), Fernando Teixeira (Anjos do Brasil) e Eduardo Sperling (Inseed Investimentos), com a moderação de Pedro Cesar Zavitoski, analista de transferência de tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar.

No dia 17 de maio está programada a mesa-redonda "Como começar? - Recursos de apoio e infraestrutura", com a presença de Sylvio Goulart Rosa Jr. (Parque Tecnológico de São Carlos), Paulo Cereda (Sebrae São Carlos) e José Calijuri Hamra (Wikilab Coworking); a atividade será conduzida por Yuri Trigo, presidente do NUJ.

Fechando o XII Ciclo de Palestras, no dia 24 de maio, Milton Mori (Inova - Agência de Inovação da Unicamp) e Roberto Ferrari (Agência de Inovação da UFSCar) participam da mesa-redonda "Incentivando o empreendedorismo na Universidade". Exceto o pré-evento, todas as mesas-redondas têm início às 9 horas, no Anfiteatro Bento Prado Jr, na área Norte do Campus São Carlos.

A realização conjunta do XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico é do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), Agência de Inovação da UFSCar, PPGCEM e Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e conta com o apoio do NUJ, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e Departamento de Ciência da Informação (DCI).

Todos os eventos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pela Internet. Para receber o certificado é necessário participar de, ao menos, três encontros. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail veralui@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8551.