Gisele Bicaletto - Publicado em 20-04-2017 11:02
Coletivo de Cuidados Paliativos é premiado em Congresso de TO
Coletivo de Cuidados Paliativos - São Carlos é premiado em Congresso. Foto: Reprodução
O projeto de extensão "Coletivo de Cuidados Paliativos - São Carlos" da UFSCar foi premiado no II Congresso de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos, realizado entre os dias 30 de março e 1º de abril, na cidade de Uberaba (MG). O projeto da UFSCar foi contemplado com a segunda colocação no Eixo II "Cuidados Paliativos".

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos (CPs) consistem na assistência promovida por uma equipe multiprofissional que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. No Brasil, a assistência ofertada nos processos de fim de vida são insuficientes, de acordo com o Índice de Qualidade de Morte 2015, divulgado por uma consultoria britânica, que coloca o País na 42ª colocação entre 80 nações avaliadas.

Diante dessa realidade, Tatiana Bombarda, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, e coordenadora do Coletivo de Cuidados Paliativos, considera que é preciso investir em ações voltadas para a disseminação da prática paliativista no contexto da formação dos profissionais de saúde e a ampliação do olhar para abordagens de cuidados com pacientes sem perspectivas de cura. "No cenário da graduação brasileira, há uma carência de disciplinas que abordem temas sobre o processo de morte, luto e o morrer, e que promovam conhecimento sobre os Cuidados Paliativos, fator que impacta diretamente na dificuldade dos profissionais em manejar situações em que a cura não é mais possível, configurando uma problemática da formação em saúde", afirma Bombarda.

A professora acredita que o Coletivo da UFSCar é uma estratégia para minimizar essa lacuna nos currículos acadêmicos. Formado em 2015, o projeto teve a participação de 200 pessoas em seu primeiro ano de atividades. "Pelo caráter interdisciplinar, o projeto tem propiciado a experiência e o entendimento da potência do trabalho em equipe para o alcance da integralidade do cuidado, se constituindo em estratégia de ensino transversal, visto a possibilidade de discutir sobre os cuidados paliativos ao longo de toda a graduação", relata a coordenadora.

O projeto de extensão da UFSCar possui uma equipe técnica multiprofissional e participantes que são alunos de diversos cursos da Universidade. São promovidas ações como discussões de casos clínicos, rodas de conversa, palestras, dentre outras atividades, com conteúdos que envolvem subsídios para entendimentos dos princípios dos CPs, sobre medidas farmacológicas e não farmacológicas no controle da dor e de outros sintomas, compreensão dos aspectos socioculturais que envolvem a morte, assistência à família, ao luto, dentre outros temas. São realizados encontros mensais abertos à comunidade, estudantes e profissionais da rede municipal de saúde de São Carlos, além de reuniões quinzenais entre a equipe que atua no projeto.

Em relação ao prêmio recebido durante o Congresso, realizado pela Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos, Tatiana Bombarda acredita que o reconhecimento é um indicativo de que o Coletivo é importante frente à fragilidade dos currículos acadêmicos na oferta de conhecimentos teóricos e práticos sobre os CPs. "Essa premiação nos estimula a aprimorar as ações do Coletivo a cada ano para abranger um maior número de interessados e para ofertar subsídios éticos e técnicos na lida com casos que envolvam doenças potencialmente mortais", destaca a professora.

Em continuidade às suas ações, o Coletivo de Cuidados Paliativos promoverá novos encontros abertos a todos os interessados: no dia 30 de maio, o tema apresentado será "Comunicação de notícias difíceis", das 18 às 20 horas, no Auditório do DTO; e no dia 27 de junho, o assunto "Habilidades Sociais e Saúde" será apresentado das 15 às 17 horas, no Auditório da Unidade Saúde-Escola (USE), ambos na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Não é necessário fazer inscrição, mas os participantes devem chegar com 15 minutos de antecedência para efetuar o cadastro de presença. Mais informações sobre o Coletivo de Cuidados Paliativos - São Carlos podem ser solicitadas pelo e-mail tatibb_to@yahoo.com.br ou na página do grupo no Facebook.