Denise Britto - Publicado em 24-04-2017 13:00
Capes aprova Programa de Pós em Geografia do Campus Sorocaba
Capes aprova Pós em Geografia do Campus Sorocaba da UFSCar. Imagem: Reprodução
Foi aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o novo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) do Campus Sorocaba da UFSCar, nível mestrado. A aprovação da proposta, apresentada por um grupo de professores da área da Geografia da Universidade, foi publicada no dia 10 de abril. "Nosso foco e área de estudos estão concentrados na problemática ambiental e socioespacial de Sorocaba e região, o que comprova e reforça o comprometimento da UFSCar com nossa região", explica o professor do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH), Carlos Henrique Costa da Silva, coordenador pro tempore do novo Programa.

"Essa aprovação do Programa de Pós-Graduação em Geografia coroa um belo projeto na área que iniciamos em Sorocaba em 2009 com o início da graduação em Geografia por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Agora, 8 anos depois, começaremos o curso em nível de pós-graduação revelando a importância das pesquisas em Geografia para o desenvolvimento de Sorocaba e região", afirma o coordenador.

O primeiro processo seletivo para ingresso no curso de mestrado será realizado no segundo semestre deste ano. O Programa conta com duas Linhas de Pesquisa: "Estudos Ambientais e Análise Espacial" e "Produção do Espaço, Educação e Cultura", que estão vinculadas à área de concentração "Dinâmicas Ambientais e Socioespaciais". O PPGGeo está composto por 12 professores permanentes, dos quais 11 são do DGTH do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e um docente do Departamento de Ciências Ambientais (DCA) do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), do Campus Sorocaba.