Mariana Pezzo - Publicado em 24-04-2017 16:30
III Semana dos Estudantes Indígenas acontece de 25 a 29 de abril
Atualmente, estudam na UFSCar 179 indígenas, de 51 etnias. Imagem: Reprodução.
Acontece de 25 a 29 de abril a III Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar, organizada pelo Centro de Culturas Indígenas (CCI) da Universidade, com apoio da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes (Caape) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad). Com o tema "Você quer saber o que eu sei?", nesta terceira edição o evento tem entre seus objetivos promover o intercâmbio cultural na UFSCar e em São Carlos e evidenciar como a presença indígena na Instituição vai muito além da busca pelo título acadêmico e, assim, difundir a imensa e diversificada cultura dos povos indígenas brasileiros. Atualmente, estudam na UFSCar, em todos os campi, 179 indígenas, de 51 etnias de diferentes regiões do País.

A programação da III Semana terá mesas-redondas, rodas de debate, oficinas, apresentações culturais e torneio esportivo, dentre outras atividades. Na terça-feira, dia 25, a programação começa com mesa de abertura no Anfiteatro da Reitoria, a partir das 18h45, seguida de apresentação dos povos da UFSCar e de apresentação cultural. Na quarta, duas mesas-redondas, das 8 horas às 9h40 e das 10h15 às 12 horas, discutirão qualidade de vida na visão indígena, a partir do olhar de diferentes povos: Manchineri, Kamaiura, Terena e povos do Alto Rio Negro. Outro destaque da programação são oficinas de línguas indígenas, que também acontecem na quarta-feira, mesas de culinária indígena e de ervas medicinais e a roda de conversa "Contribuição dos povos indígenas para o desenvolvimento da ciência", que acontece no dia 27, das 9 horas às 11h30, no Teatro de Bolso.

As inscrições, bem como a programação completa, estão na página do evento no Facebook.