Gisele Bicaletto - Publicado em 25-04-2017 11:16
UFSCar firma acordo de cooperação com universidade da Macedônia
Universidade de Escópia Santos Cirilo e Metódio, na Macedônia. Foto: Reprodução
No início de abril, a UFSCar firmou um acordo de cooperação internacional com a Universidade de Escópia Santos Cirilo e Metódio (UKiM), em Skopje, na Macedônia. O acordo estabelece um programa de intercâmbio para estudantes de pós-graduação, pelo qual podem cursar disciplinas e/ou participar de atividades de pesquisa na instituição anfitriã, e para professores e pesquisadores que podem ministrar cursos, desenvolver projetos em conjunto e coorganizar eventos acadêmico-científicos e culturais, na área de Ciências Naturais.

Para Marco Antonio Batalha, docente do Departamento de Botânica (DB) da UFSCar e coordenador da implementação do acordo, a oportunidade é importante já que a universidade parceira é uma das principais na região dos Bálcãs. "Dentro da UKiM, há vários grupos desenvolvendo trabalhos nas Ciências Ambientais, que envolvem a caracterização da fauna e da flora, os impactos das atividades antrópicas sobre a biodiversidade e as estratégias para maximizar a conservação biológica. Há trabalhos feitos não só no país, mas nos Bálcãs como um todo. Os estudos compreendem abordagens recentes, que podem ser aplicadas no Brasil", relata o docente.

Batalha cita, inclusive, que já desenvolveu uma parceria com dois pesquisadores da UKiM, entre os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017, pela qual realizou um trabalho que envolvia a relação da diversidade filogenética com o clima, utilizando um banco de dados coletados pelos pesquisadores parceiros. De acordo com o professor da UFSCar, uma das vantagens do convênio é que não há a necessidade de edital de seleção para participar do intercâmbio. Basta que os pesquisadores procurem parceiros na universidade de destino e, havendo interesse mútuo, podem ser iniciados os trâmites do intercâmbio.

As informações completas podem ser acessadas neste documento.