Fabricio Mazocco - Publicado em 08-05-2017 16:00
Pessoas interessadas em ingressar na UFSCar devem se inscrever no Enem
A UFSCar utilizará os resultados do Enem como forma única de seleção. Foto: CCS/UFSCar
Estão abertas as inscrições para a edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vai de 8 a 19 de maio e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do Enem na Internet. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina no dia 24 de maio, no horário de compensação bancária.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), três grupos têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição. O primeiro deles é o de estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública, que recebem a isenção automaticamente. O segundo se refere a membros de famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica - de acordo com os termos do Decreto 6.135/2007 - e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, devem informar o Número de Identificação Social (NIS). Por fim, candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou em escola particular como bolsistas integrais, conforme a Lei nº 12.799/2013.

A principal mudança para a edição do Exame deste ano é o fato de que as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. O Exame também não valerá mais para estudantes que pretendiam obter a certificação do nível de Ensino Médio.

A UFSCar utilizará os resultados do Enem como forma única de seleção de estudantes para 2.897 vagas, em 64 opções de cursos de graduação presenciais, distribuídas entre seus 4 campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Candidatos a ingresso no curso de Licenciatura em Música também estão obrigados a realizar o Enem, além de se inscreverem posteriormente para uma prova de conhecimento e habilidade específicos.

Para fazer a inscrição e obter outras informações sobre o Enem 2017 o estudante deve acessar a página do Enem na Internet. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio de contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar ou pelo telefone (16) 3351-8152.

Confira:
- Edital do Enem 2017