João Eduardo Justi - Publicado em 15-05-2017 13:00 - Atualizado em 15-05-2017
UFSCar lança nova revista. Conheça!
Revista UFSCar. Foto: Divulgação.
A UFSCar lançou nesta quarta-feira, dia 17 de maio, às 11 horas no Anfiteatro da Reitoria, a primeira edição da Revista UFSCar, produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) com o apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI).

A Revista foi criada como mais um canal de comunicação e integração entre a Universidade, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. "Aprofundar o conhecimento sobre o dia a dia da UFSCar e levar a Universidade para mais perto das pessoas são os principais objetivos dessa publicação", destaca Roberto Ferrari Júnior, diretor da Agência de Inovação da UFSCar e quem coordenou a criação e produção da revista.

São 52 páginas, 10 reportagens, duas seções de fotos e mais de 90 imagens que retratam o cotidiano da Universidade, além de temas que estão intimamente relacionados com a comunidade acadêmica, mas que são também de interesse geral. Por exemplo, a matéria de capa desta primeira edição - "Cerrado, vizinho ilustre" - expõe a grandeza, importância e beleza de um dos principais biomas brasileiros e que está preservado dentro do Campus São Carlos da UFSCar.

Há também reportagens sobre programas da Universidade, como o Futuro Cientista, do Campus Sorocaba, que aposta na formação de jovens para a Ciência; e o Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Civil, que desperta nos estudantes o desejo de transformar a sociedade e oferece oportunidades reais para os alunos intervirem de modo positivo na realidade em que vivem. No que diz repeito à divulgação científica, a Revista traz matéria sobre a descoberta de novo método para o diagnóstico para o Alzheimer; e, a respeito do funcionamento da Instituição, tem reportagem que enfoca o Restaurante Universitário, que serve mais de cinco mil refeições por dia.

A seção "Meu Olhar do Campus" estimula estudantes e servidores a publicarem fotos próprias que retratem o cotidiano nos quatro campi da UFSCar, enquanto o espaço "Vida Universitária" registra os personagens que constroem a Universidade no seu dia a dia. Na versão eletrônica da Revista há links para reportagens da TV UFSCar que abordam em vídeo os temas estampados nas páginas da nova publicação.

A Revista já está disponível nas versões digital e impressa, podendo ser retirada na Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), na área Norte do Campus São Carlos. A CCS, em parceria com a FAI, também fará a distribuição dos exemplares em pontos de grande circulação dos quatro campi da Universidade. Saiba mais em www.revista.ufscar.br.