Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 18-05-2017 13:00 - Atualizado em 2017-05-18
Pesquisa sobre atividade física em idosos convida voluntários
Aitividade física em idosos é tema de pesquisa na UFSCar. Foto: Reprodução
Aitividade física em idosos é tema de pesquisa na UFSCar. Foto: Reprodução
O Laboratório de Pesquisa em Saúde do Idoso (LaPeSI) da UFSCar convida voluntários para a pesquisa "Efeitos do Treinamento Multicomponente na complexidade de sinais biológicos em idosos pré-frágeis". O estudo é realizado por seis doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), sob orientação da professora Anielle Takahashi, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Instituição.

O objetivo do estudo é avaliar o efeito do treinamento multicomponente nas dinâmicas dos sistemas cardiovascular e neuromuscular, no controle motor e no nível de atividade física de idosos pré-frágeis, ou seja, aqueles que apresentaram perda de peso não intencional no último ano; cansaço excessivo; redução das atividades físicas; perda de força; e redução da velocidade de caminhada.

Podem participar homens e mulheres, com 65 anos ou mais, que tenham disponibilidade em realizar fisioterapia na UFSCar. As sessões serão realizadas três vezes por semana durante quatro meses, no período da tarde. Interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo telefone (16) 3351-8704.