João Eduardo Justi - Publicado em 22-05-2017 16:30
Vizinho Ilustre
Cerrado da UFSCar. Foto: Rogério Gianlorenzo
A manhã está ensolarada e as agendas estão cheias; pesquisadoras da Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar chegam para mais um dia de trabalho no Campus e, antes de cumprirem com o primeiro compromisso, tomam um café admirando, pelas janelas do prédio, uma das poucas áreas de conservação ambiental da região central do Estado de São Paulo: o cerrado da UFSCar. De dentro das salas da USE é possível contemplar a vegetação, ouvir o canto dos pássaros e, diante da beleza natural, se inspirar para cumprir com as obrigações que já não podem mais esperar. Que privilégio contar com um vizinho tão ilustre!

O relato, apesar de hipotético, não é improvável. A UFSCar abriga dentro do Campus São Carlos cerca de 200 hectares de cerrado: um festival de cores e vida que faz parte do dia a dia de centenas de professores e alunos que transitam pelo campus diariamente, a exemplo dos servidores da própria USE, do Departamento de Gerontologia (DGero) e do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE). Os que circulam diariamente nas redondezas do cerrado, dividem espaço com mais de 45 espécies de mamíferos e pelo menos 200 espécies de aves, que fazem morada na área.

Confira a reportagem completa sobre a importância da preservação do cerrado na primeira edição da Revista UFSCar.