Notícia

Fabricio Mazocco - Publicado em 23-05-2017 13:00
UFSCar leva conhecimento sobre construção civil a eventos no exterior
Ensaios realizados no Laboratório de Sistemas Estruturais, na UFSCar. Foto: Divulgação.
Ensaios realizados no Laboratório de Sistemas Estruturais, na UFSCar. Foto: Divulgação.
No mês de abril, a UFSCar esteve representada em evento na área de construção civil realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidad de la República em Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, o professor Guilherme Aris Parsekian, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, ministrou a palestra "Propiedades y patologías de la mampostería: Algunos casos de evaluación de edificaciones". 

Durante o encontro, Parsekian falou sobre as principais propriedades de componentes e elementos em alvenaria e métodos de ensaio; as principais patologias (trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura) na construção civil, suas causas e maneiras de tratá-las. O docente da UFSCar também apresentou casos de avaliações de construções, a exemplo do de um casarão de 1831, no centro do Estado de São Paulo;  uma igreja de 1532, em Itanhaém; e um forte de 1650, em Luanda (Angola), além de dois casos de edificações modernas com problemas de patologias. A palestra ocorreu no escopo do projeto de Conservação da Construção Histórica: Igreja Cristo Obrero, em Atlandida, Uruguai, no qual Parsekian atua como Conselheiro Internacional. 

No próximo mês de junho, Parsekian levará a experiência da UFSCar em construção civil para o 13th Canadian Masonry Symposium, no Canadá, onde tratará sobre alvenaria estrutural moderna. Com a grande evolução técnica na área ocorrida a partir de meados do século passado, hoje se tem na engenharia da alvenaria utilizada como estrutura, uma disciplina dentro do curso de Engenharia Civil. "O Brasil é talvez o país que mais aplique esse sistema construtivo hoje, tanto em termos de quantidade, com milhares de edificações construídas e em execução nas últimas décadas, quanto em arrojo na concepção estrutural do sistema, com inúmeros edifícios altos realizados, que não são usuais em outras partes do mundo. E a UFSCar tem sido reconhecida nessa área, tanto no Brasil quanto no exterior", destaca o pesquisador. 

As pesquisas desenvolvidas por Parsekian estão ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UFSCar em especial na linha de Estruturas de Concreto e Alvenaria.