Mariana Ignatios - Publicado em 23-05-2017 13:00
Mestrado Profissional em Educação está com inscrições abertas
PPGPE está localizado no CECH, área Sul do Campus São Carlos. (Foto: Divulgação)
Até dia 31 de maio, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar. O envio da documentação especificada no edital deve ser feito exclusivamente pelos Correios.

O Programa de Mestrado Profissional em Educação visa desenvolver a formação acadêmica situada na prática profissional de docentes das diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para atuarem de forma significativa na sociedade. A linha de pesquisa central do Programa, denominada "Processos Educativos - Linguagens, Currículo e Tecnologias", pretende produzir saberes sobre situações didáticas da Educação Básica e estudos referentes aos processos educativos, bem como sobre currículo, tecnologias e formação.

O desenvolvimento de pesquisas com os professores, a partir de situações didáticas situadas, contextualizadas e de caráter interdisciplinar, objetiva também estabelecer parcerias entre a universidade e a escola, de forma que os professores da Educação Básica possam ser reconhecidos socialmente enquanto produtores de conhecimento e, ao mesmo tempo, a escola possa ser entendida como mais um locus de produção de conhecimento e formadora de professores.

Serão aceitas as inscrições de candidatos portadores de diploma obtido em qualquer curso superior de licenciatura plena, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem ser professores e estar atuando na Educação Básica, com experiência comprovada em sala de aula de, no mínimo, dois anos. Ao todo, são oferecidas 20 vagas.

O processo seletivo será realizado em duas etapas, que são eliminatórias: análise do anteprojeto e arguição sobre a proposta de pesquisa apresentada. O resultado final será divulgado pelo site do PPGPE, no dia 5 de setembro, e as aulas começam no dia 12 do mesmo mês. A secretaria do Programa está localizada no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações pelo site, pelo telefone (16) 3306-6559 ou e-mail ppgpeufscar@gmail.com.