Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 26-05-2017 13:00 - Atualizado em 26-05-2017
Ivan Vilela e Orquestra abrem jornada de Educação Musical da UFSCar
UFSCar realiza jornada de Educação Musical em julho. Foto: FAI.UFSCar
Educação Musical em Coletividade é o tema da VII Jornada de Estudos em Educação Musical (JEEM) da UFSCar, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho no Campus São Carlos. Na noite do dia 20, o músico, arranjador e compositor Ivan Vilela se apresenta com a Orquestra Experimental da UFSCar no Teatro Universitário Florestan Fernandes.

A Jornada da UFSCar é destaque nas discussões nacionais sobre o ensino de música. "Nosso objetivo é trazer para o interior os debates que normalmente encontramos nas capitais e grandes centros", afirma Natalia Severino, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. "A área de Educação Musical é muito rica e cheia de possibilidades que vão além das ‘receitas’ de atividades para serem aplicadas em aula", defende a pesquisadora.

Os profissionais que atuam na área foram estimulados a enviarem seus trabalhos para apresentação durante a jornada nas áreas de Educação Musical Humanizadora; Educação Musical Especial; Metodologias, conteúdos e didáticas em Educação Musical no ambiente escolar; Teorias e Práticas da Educação Musical em espaços diversos; e Diálogos com a Educação Musical. Mais de 50 trabalhos foram recebidos.

Para saber como serão as apresentações, quais são as áreas de atuação do educador musical e um panorama histórico sobre o tema, confira a entrevista completa com a professora Natalia Severino no site da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar), responsável pela gestão administrativa do evento.

A Jornada de Estudos em Educação Musical da UFSCar é organizada por professores e alunos da Instituição. A programação e outras informações estão disponíveis em www.jornadamusical2017.faiufscar.com ou no Facebook.