Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 01-06-2017 13:00
BCo apresenta exposição Caminhos da Itália
Veneza em uma das imagens que compõe a mostra Caminhos da Itália. Foto: Selma Arenales
Veneza em uma das imagens que compõe a mostra Caminhos da Itália. Foto: Selma Arenales
A partir de hoje, dia 1° de junho, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar recebe a exposição "Caminhos da Itália", que reúne fotos de diversas cidades italianas feitas por Selma Arenales, docente aposentada do Departamento de Matemática (DM) da Universidade. De acordo com a professora, as imagens e os vídeos disponíveis na mostra foram registrados na primavera de 2016. "Nessa ocasião, fiz uma longa travessia entre montanhas e mares, desembarcando em grandes e pequenas cidades, e descobri vilarejos incrustados nos topos das montanhas e debruçados sobre o azul turquesa do Mar Mediterrâneo. Tentei retratar minhas sensações e descobertas por meio das fotografias que, agora, estão expostas na BCo", descreve ela.

A exposição destaca belas paisagens retratadas em regiões e cidades de Norte a Sul da Itália, como Trento, Limone-Lago di Garda, Veneza, Pádua, Bérgamo, Sulzano-Lago d’Iseo, Milão, La Spezia, Cinque Terre, Porto Venere, Pisa, Florença, San Gimignano, Siena, Roma, Frascatti, Castelgandolfo, Vaticano, Villa Adriana, Tivoli, Sperlonga, Pompeia, Vesúvio, Sorrento, Ilha de Capri, Vico Equense, Bari, Polignano, Alberobello,  Trebisacce, Sperlonga, Taormina, Etna e Zafferana.

Além de paisagens, a mostra revela, também, o cotidiano vivido nesses locais. "As pessoas se misturam nos mercados, museus, praças e praias, deixando tudo mais interessante. Cenas rotineiras das ruas e o dia a dia dos nativos complementam as fotos. Assim, com a exposição, busco compartilhar essa viagem com os interessados por esses caminhos; numa travessia repleta de beleza e emoções - desde a beleza das paisagens e monumentos até a das pessoas com seus costumes e tradições de uma cultura peculiar", destaca Arenales.

A exposição "Caminhos da Itália" é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas, no Piso 1 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Uma amostra com fotos e vídeos da exposição está disponível em www.selmaarenales.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail arenales.selma@gmail.com.