Mariana Pezzo - Publicado em 07-06-2017 13:00
Dossiê reflete sobre os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
Número especial da revista traz materiais comemorativos diversificados. Foto: Reprodução.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar acaba de publicar o primeiro número do Volume 11 de sua Revista Eletrônica de Educação (Reveduc), comemorativo dos 40 anos do Programa e, também, dos 10 anos da própria Reveduc. A publicação, além de artigos do fluxo contínuo, traz um dossiê comemorativo dos 40 anos, organizado por Marisa Bittar, historiadora e docente do PPGE.

Além de documentos históricos - como as primeiras atas do Programa e dados sobre defesas, composição do quadro docente e lista de coordenadoras e coordenadores do PPGE ao longo desses 40 anos -, o dossiê publica conferências que marcaram a trajetória do Programa, depoimentos de servidores e estudantes e, também, artigos que refletem sobre as diferentes linhas de pesquisa do PPGE. Uma das conferências é aquela intitulada "Humanismo de Marx e Industrialismo de Gramsci", proferida por Mario Alighiero Manacorda por ocasião das comemorações dos 10 anos do PPGE, em 1987. A segunda conferência publicada foi proferida por Dermeval Saviani, primeiro coordenador do PPGE, nas comemorações dos 25 anos do Programa.

Já entre os depoimentos estão os de Lucíola Licínio Paixão Santos, aluna da terceira turma, e Maria de Lourdes Bontempi Pizzi, primeira secretária do Programa, colhidos também para as comemorações dos 25 anos, e o relato de Bernardete Gatti, docente que integrou a primeira equipe de coordenação do PPGE, produzido especialmente para os 40 anos.

Por fim, dentre os oito artigos produzidos para o dossiê estão três que refletem sobre a história do Programa e, mais do que isso, sobre a pós-graduação em Educação no Brasil como um todo: um de autoria de Ester Buffa, docente mais antiga em exercício no PPGE, e os outros dois escritos por Marisa Bittar e Bernardete Gatti. Outros quatro artigos tratam das contribuições e particularidades de algumas das linhas de pesquisa do Programa, tratando das relações étnico-raciais na produção científica do PPGE; da influência marxista no Programa; de Teoria Crítica; e da obra de Gilles Deleuze. E uma última contribuição relata e reflete sobre as vivências de um estudante do Programa, a partir do olhar de um doutorando que ingressou no PPGE em 2016.

O Número 1 do Volume 11 da Reveduc pode ser acessado aqui.

Reveduc
A Revista Eletrônica de Educação (Reveduc) completa  em 2017 seus 10 anos cumprindo a missão de divulgar o conhecimento na área e, também, de fomentar e aprofundar o debate sobre a educação brasileira. A publicação completa sua primeira década avaliada com o conceito Qualis A2 na área de Ensino pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que "significa que nossa revista tem qualificação internacional, faz um debate transnacional", nas palavras de Anete Abramowicz, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar e Editora-Chefe da Reveduc.

A Reveduc é uma das primeiras na sua área a ser publicada somente em formato eletrônico e, também, em vários idiomas (Português, Inglês e Espanhol). Abramowicz conta que a publicação nasceu da avaliação de que um programa histórico como o PPGE, um dos mais antigos e respeitados em Educação no País, não poderia prescindir de um periódico. "A Reveduc acaba sendo um patrimônio simbólico do PPGE, uma espécie de continuidade de sua história e de sua contribuição científica para o cenário da educação brasileira", avalia a Editora.