João Eduardo Justi - Publicado em 12-06-2017 16:00
Cientistas do Amanhã
PFC desperta o desejo pela ciência em crianças e jovens. Foto: Rogério Gianlorenzo
Foi a partir de um sonho de infância do professor Fábio de Lima Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do Campus Sorocaba da UFSCar, que nasceu o Programa Futuro Cientista (PFC). Desde pequeno, Fábio Leite já era notícia em jornais com o seu clube da ciência. Hoje, ele já levou essa ideia para 11 municípios com um objetivo principal: "adotar" jovens talentos de escolas públicas e de unidades de acolhimento institucional, proporcionando uma oportunidade única de ingressar na Universidade e tornar-se um cientista ou empreendedor.

As atividades do PFC tiveram início no ano de 2010, na Escola Estadual Armando Rizzo, na cidade de Votorantim. Desde então o programa já foi implantado em 11 municípios paulistas da região de Sorocaba: Anhembi, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim. "Neste ano, o Programa está renovando o contrato com oito municípios, além de estar buscando expansão com mais de dez cidades que entraram em contato conosco em 2016", conta o diretor-presidente do PFC. Conheça mais sobre o programa na primeira edição da Revista UFSCar.