Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 13-06-2017 16:00
Grupo de pesquisa promove discussões mensais sobre obras literárias
Em julho, livro em discussão será Campo de Sangue, romance de Dulce Maria Cardoso. (Reprodução)
Em julho, livro em discussão será Campo de Sangue, romance de Dulce Maria Cardoso. (Reprodução)
Para estimular a leitura e criar oportunidades de encontro com novos autores e novas autoras do Brasil e de outros países, o grupo de pesquisa "Literatura e Tempo Presente" promove mensalmente as "Contemporâneas: leituras de quarta", encontros abertos a todas as pessoas interessadas pela literatura e pela cultura contemporâneas. A cada edição uma obra é discutida e, no próximo encontro, que acontece em 21 de junho, o livro em pauta será "Pássaros na boca", livro de contos da escritora argentina Samantha Schweblin.

O grupo de pesquisa "Literatura e Tempo Presente" reúne estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar e da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (FCLAr), sob a liderança de Rejane Rocha, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e vice-liderança de Juliana Santini, da FCLAr. O grupo está voltado a reflexões sobre a expressão literária contemporânea, procurando problematizar sua periodização, suas categorias, seus espaços de circulação e de inscrição, suas opções formais e seus recortes temáticos. As pesquisas também buscam construir uma abordagem da literatura que a compreenda como parte de uma rede cultural da qual fazem parte outros objetos, práticas e linguagens, artísticas ou não, de modo que se possa enfrentar a complexidade justamente do que se compreende como literatura do tempo presente.

O encontro das "Contemporâneas: leituras de quarta" deste mês acontece a partir das 17h30, simultaneamente na UFSCar e na FCLAr. Na UFSCar, o encontro será no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), na área Sul do Campus São Carlos. A participação, gratuita, é aberta a todas as pessoas interessadas, e não é necessário fazer inscrição. Mais informações, inclusive sobre os próximos encontros, podem ser encontradas no site do grupo de pesquisa.