Mariana Pezzo - Publicado em 21-06-2017 16:00
UFSCar promove concurso de cantigas infantis
Categorias dos Brinquedos Cantados inclui brincadeiras como as cirandas. Foto: Pixabay
O curso de Licenciatura em Música da UFSCar realiza, no dia 29 de junho, seu II Concurso de Cantigas Infantis, que tem o objetivo de promover a composição de músicas infantis de qualidade. Podem inscrever cantigas estudantes e graduados no curso, até o próximo dia 23, e as apresentações serão abertas a todas as pessoas interessadas. O evento acontece na Sala de Ensaios da Orquestra Experimental da UFSCar - que fica na área Sul do Campus São Carlos, próxima ao Banco do Brasil e às piscinas -, das 19h30 às 22 horas, e a organização faz um convite especial às crianças e seus familiares, a educadores musicais e outros profissionais interessados na temática Arte e Infância.

As pessoas interessadas em inscrever suas cantigas podem obter mais informações na página do evento no Facebook ou entrar em contato com a organização pelo e-mail renata.severo@yahoo.com.br. O Concurso terá quatro categorias: Brinquedos Cantados (brincadeiras que exigem desafios mentais e motores, como jogos de mão e cirandas); Canção de Ninar; Canções para o Cotidiano (destinadas às diversas situações diárias e que podem auxiliar a criança na compreensão, organização e preenchimento de seu dia a dia); e Canção Pedagógica (que pode auxiliar na fixação de conceitos ou conteúdos musicais, ao tratar de nomes de notas, reconhecimento de timbres, relacionar parâmetros de intensidade ou de duração do som com situações ou personagens etc.).

O II Concurso de Cantigas Infantis do Curso de Música da UFSCar é uma realização da disciplina Prática e Ensino 3, que tem se voltado aos processos de aprendizagem de crianças de 0 a 10 anos. A coordenação é de Renata Franco Severo Fantini, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade.