Fabricio Mazocco - Publicado em 22-06-2017 13:00
Cerimônia marca lançamento das comemorações dos 45 anos do DEMa
DEMa comemora seus 45 anos de atividades. Foto: CCS/UFSCar
O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar está completando 45 anos em 2017. Para marcar a data, o DEMa e a Associação de Ex-alunos de Engenharia de Materiais da UFSCar (DEMaEx) realizam no próximo sábado, dia 24 de junho, a cerimônia de lançamento das atividades comemorativas e a entrega do prêmio Professor Sérgio Mascarenhas.

O prêmio, concedido desde 2011, é entregue à aluna e ao aluno que se destacaram entre os formandos do curso de Engenharia de Materiais. A seleção parte de uma avaliação do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) dos alunos; os dez primeiros colocados são convidados a participar de uma segunda etapa, quando encaminham o currículo para a comissão julgadora designada pelo DEMaEx que analisa itens como realização de iniciação científica, participação em congressos, desempenho no estágio e atividades extras (atuação em centro acadêmico, empresa júnior, voluntariado etc.). Nesta edição, serão premiados Lígia Stocche Barbosa e João Marcos Conradi Baldin.

Pioneiro e referência em ensino, pesquisa e extensão em Ciência e Engenharia de Materiais na América Latina, o DEMa comemora mais uma data marcante com a oportunidade de promover integração entre sua comunidade e refletir sobre sua tradição, posição atual e o que deseja para o futuro. O curso de Engenharia de Materiais é um dos primeiros da UFSCar e sua implantação coincide com o início das atividades da Universidade, em 1970.

A cerimônia, aberta ao público, acontece às 10 horas, na Sala de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), no prédio do DEMa, localizado na área Norte do Campus São Carlos. O evento contará com a presença da Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e de Sérgio Mascarenhas, Doutor Honoris Causa da UFSCar, além de docentes, técnico-administrativos, alunos e ex-alunos do DEMa.