Gisele Bicaletto - Publicado em 03-07-2017 13:00
USE faz parceria com o projeto Somos Todos Heróis
USE-UFSCar faz parceria com o projeto Somos Todos Herois. Arte: Projeto STH e Gabrielli Turman
A Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar estabeleceu recentemente uma parceria com o projeto Somos Todos Heróis, uma plataforma de financiamento coletivo voltada exclusivamente para ações sociais. O objetivo é beneficiar diretamente crianças e adolescentes que necessitam de tratamento médico ou cirúrgico bem como organizações que precisam arrecadar fundos para causas sociais.

"Quando conheci o Somos Todos Heróis percebi que, por meio dele, seria possível contribuir com o atendimento de algumas necessidades da população usuária da USE, sobretudo crianças e adolescentes", relata Juliana Menegussi, assistente social e coordenadora executiva da Unidade. Ela explica que estão sendo priorizados os pacientes da Linha de Cuidado "Infância e Adolescência" que têm mais necessidades de recursos de tecnologia assistiva (órteses, cadeiras de banho e de rodas adaptadas, além de outros dispositivos auxiliares de locomoção) e em condições sociais vulneráveis. Assim, docentes e estagiários dos departamentos de Terapia Ocupacional (DTO) e Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, com o apoio das coordenadoras da Linha de Cuidado, professoras Ana Carolina Campos e Luciana Agnelli, identificam as necessidades dos usuários e de quais equipamentos depende o processo de reabilitação. "Após essa identificação, conversamos com os familiares e alinhamos com  os idealizadores do Somos Todos Heróis as propostas de financiamento que serão apresentadas na plataforma online", descreve Menegussi.

"Infelizmente, com a retração do Estado, a entrega de uma órtese, prótese ou cadeira de roda e a garantia aos direitos de saúde, estão cada vez mais comprometidas o que prejudica o processo de reabilitação do paciente e impacta negativamente na sua vida", afirma Menegussi. Nesse contexto, a intenção da USE ao se unir com o Somos Todos Heróis é reduzir esse tempo de espera do paciente que depende do equipamento de saúde e agilizar os processos de reabilitação. "Além disso,  de acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever também da sociedade assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida e à saúde. Acredito que essa parceria vai ao encontro do que determina a legislação e da construção de um mundo mais humano", acredita a coordenadora da USE.

No site do Somos Todos Heróis as ações sociais a serem financiadas coletivamente são chamadas de missões. Tanto pessoas físicas como instituições podem enviar suas propostas de missão e a equipe da plataforma vai a campo para conhecer a realidade e as necessidades de quem será beneficiado. Todo o valor arrecadado é integralmente repassado para família do beneficiado. A USE já está com sua primeira missão aberta, que recebeu o nome de "Roberto precisa da sua ajuda", e pretende arrecadar R$ 2 mil para aquisição de um parapódium, cadeira de banho e órtese para os membros inferiores fundamentais para a melhoria e evolução do tratamento do menino Roberto, de cinco anos, atendido na USE-UFSCar.

Igor Marinelli, fundador do Somos Todos Heróis, visitou a USE para conhecer as ações de perto. "Achei fantástica a organização, a presteza no atendimento e o trabalho sério que os profissionais realizam, principalmente na reabilitação de crianças e adolescentes com demandas especiais. Nossa expectativa é que esta parceria gere bons frutos, possibilitando-nos ajudar o máximo de crianças possível e proporcionando uma vida melhor para elas", destaca Marinelli.

"Esta é a nossa primeira parceria desta natureza e a nossa primeira missão lançada. Precisamos avaliar em quanto tempo conseguiremos levantar o montante necessário, concluir a missão e atender o paciente. Contamos com o envolvimento da sociedade para que o nosso objetivo se efetive em tempo hábil para ajudar as crianças", conclui Menegussi. Para colaborar com esta primeira missão da USE - "Roberto precisa da sua ajuda" -, acesse o site www.somostodosherois.com.br, faça sua doação e compartilhe essa ideia.

Somos Todos Heróis
A plataforma foi idealizada por universitários de São Carlos com objetivo de criar um ambiente no qual fosse possível ajudar as crianças e demonstrar que a doação pode transformar vidas. De acordo com Marinelli, a plataforma resgata a temática dos super-heróis como forma de estimular os adultos e inspirar as crianças a pensarem em ações socialmente responsáveis desde pequenas. A plataforma entrou no ar há um ano, completou sete missões e tem outras cinco em andamento. No total, já foram arrecadados cerca de R$ 17 mil.

"Cada um de nós pode se transformar em herói e a ajudar a salvar a vida de alguém. Essa é a ideia do Somos Todos Heróis, a partir de um desejo crescente de mudar não só a realidade das crianças, mas também a realidade do nosso País", finaliza Marinelli. Acesse o site e conheça o projeto e as missões em andamento.