Mariana Pezzo - Publicado em 04-07-2017 13:00
Curso a distância para professores alfabetizadores recebe inscrições
Material trata da relação entre linguagem e sociedade de uma forma divertida. Imagem: Reprodução
A equipe do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFSCar oferecerá, de agosto a novembro (em um total de 60 horas distribuídas em quatro módulos), o "Ciclo de formação de professores alfabetizadores a partir do material Bricolinguagem". O curso será desenvolvido a distância, na plataforma Moodle, e é inteiramente gratuito. Podem se inscrever, até o dia 31 de julho, docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Letras e outros) e de Bacharelado (Linguística e outros), bem como de pós-graduação, além de outros profissionais ligados a esses níveis de ensino. As inscrições estão sendo realizadas via Portal dos Professores da UFSCar e são 300 as vagas oferecidas.

Desde 2013, o PNAIC atua buscando a alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade. Na UFSCar, a equipe é formada por docentes dos departamentos de Letras (DL) e de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), além de estudantes e profissionais, que atuam nas frentes de Língua Portuguesa e Matemática. Nesse contexto, o ciclo de formação a ser oferecido agora visa justamente promover novas aprendizagens junto a professores em exercício e em formação, a partir do material Bricolinguagem, desenvolvido pela equipe do PNAIC na UFSCar.

Bricolinguagem é um material desenvolvido a partir de um poema, com três volumes de textos e uma canção que tratam, de uma maneira divertida, da relação entre linguagem e sociedade. As atividades no ciclo de formação deverão proporcionar momentos de trocas de experiências e ampliação das práticas que podem ser realizadas em sala de aula, com debate de questões como: variação linguística, preconceito linguístico, leitura e escrita de textos, Ciências Humanas, gênero e diversidade e Artes, juntamente à interdisciplinaridade. A ênfase estará em reflexões que possam contribuir com o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas dos participantes.

A primeira semana será dedicada à familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem e, em seguida, no primeiro módulo, será debatida a temática do preconceito linguístico, bem como possibilidades de explorar a diversidade linguística no contexto escolar de forma a compreender e valorizar as variações existentes. Nos demais módulos, será explorado o funcionamento da Língua de forma lúdica, a partir da desmistificação do gênero poesia e problematizando a relação entre Língua e sociedade. Também será explorado o processo de musicalização como forma de desenvolvimento cognitivo da criança e possibilidade de linguagem, bem como o papel da ilustração. Especificamente em relação à Bricolinguagem, serão feitas análises do material de apoio ao professor, propostas de atividades para aplicação em sala de aula e discussões visando contribuir para a compreensão e o aprimoramento do processo de alfabetização.

Mais informações podem ser obtidas no site do PNAIC na UFSCar ou pelo telefone (16) 3306-6446.