Fabricio Mazocco - Publicado em 10-07-2017 13:00
UFSCar sedia Congresso Brasileiro de Engenharia Química em IC
UFSCar sedia Cobeq. Foto: Christian Savi/CCS-UFSCar.
Entre os dias 16 e 19 de julho, a UFSCar será sede do 12º Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (Cobeq-IC), evento que reúne estudantes de Engenharia Química que desenvolveram ou desenvolvem atividades de pesquisa através dos programas de Iniciação Científica das Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Serão abordados temas ligados aos avanços tecnológicos e às tendências da Engenharia Química em nível mundial, passando por temáticas como biotecnologia, engenharia ambiental, fenômenos de transporte, modelagem, simulação e controle de processos, operações unitárias, materiais, reatores químicos e catálise, sistemas particulados, termodinâmica, análise de risco e segurança de processos.

Ao todo, serão apresentados nesta edição cerca de 500 trabalhos, sendo 120 em apresentações orais e 380 em painéis. "Estamos esperando uma participação massiva dos estudantes", afirma Rodrigo Béttega, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar e coordenador do evento. Mais de 550 estudantes de aproximadamente 80 instituições estarão presentes.

Na programação, as sessões orais acontecem no período da manhã, das 8h30 às 10 horas, entre os dias 17 e 19; e, no período da tarde, das 14 às 15h30, nos dias 17 e 18. As sessões de painéis serão realizadas nos dias 17 e 18, das 16 às 17h50. Também estão programadas duas palestras: "Processo de P&D e a Inovação na Indústria", no dia 17, às 10h30; e "Aplicação do conceito de biorrefinaria a estações de tratamento biológico de águas residuárias", no dia 18, às 10h30. A programação completa pode ser conferida aqui. As inscrições para o evento já foram encerradas.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.