Gisele Bicaletto - Publicado em 11-07-2017 13:00
Docente da UFSCar lança livro sobre práticas corporais e Educação Física
Imagem da capa do livro. Foto: Divulgação
"Educação Física Escolar e Praxiologia Motriz: compreendendo as práticas corporais" é título do recente livro publicado pela Editora CRV e organizado por Glauco Nunes Souto Ramos, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar, e Lilian Aparecida Ferreira, professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. A obra pretende analisar as manifestações da cultura corporal de movimento e seus vínculos com o que pode ser ensinado na escola, por meio da Teoria da Praxiologia Motriz.

Essa teoria compreende como as práticas corporais são estruturadas, suas dinâmicas e influências sobre os praticantes; ela busca compreender o mundo dos jogos, esportes e outras práticas motoras a partir do estudo da lógica interna dessas atividades. "A partir do conceito da Praxiologia Motriz podemos analisar as manifestações da cultura corporal de movimento que trabalhamos nas escolas (jogos, danças, lutas, esportes, brincadeiras, ginásticas, práticas corporais alternativas, atividades circenses), para melhor compreendê-las e alinharmos os objetivos que buscamos aos conteúdos que serão desenvolvidos nas aulas", afirma Ramos.

De acordo com o docente da UFSCar, "a obra mostra também como compreender com profundidade as ações motrizes das diversas manifestações da cultura corporal de movimento para que se possa organizar melhor as aulas, articulando os objetivos pedagógicos com as atividades da Educação Física, propondo novas possibilidades avaliativas e mobilizando outras formas de ensinar que propiciem novos cenários de aprendizagem", descreve Ramos.

Ao longo dos capítulos do livro, a obra apresenta ao leitor formas de organizar e ensinar conteúdos relacionados a algumas manifestações da cultura corporal de movimento - jogos tradicionais, atividades circenses, skate, dança de salão e handebol - articulando-as à Educação Física Escolar e à Praxiologia Motriz. O livro é direcionado a professores de Educação Física, mas voltado a todos os profissionais que se interessem pela teoria apresentada.

O desenvolvimento do livro é fruto da parceria institucional entre o DEFMH da UFSCar e o Departamento de Educação Física da Unesp e das reuniões realizadas no Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (Nepatec). Além disso, a obra também conta com a colaboração de docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Colégio Pedro II de Niterói e da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina. A obra pode ser adquirida pelo site da Editora CRV.