Denise Britto - Publicado em 12-07-2017 13:00
Encontro reforça relações internacionais da UFSCar com a França
Encontro discutiu parcerias entre UFSCar e instituições francesas. Foto: Gabrielli Turman/CCS
Com o objetivo de estreitar laços institucionais e consolidar convênios entre instituições de pesquisa do Brasil e da França, a UFSCar recebeu, na última quinta-feira, dia 6 de julho, a visita de Gérard Perrier, adido de cooperação para ciência e tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo.

Durante o encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, Perrier recebeu as boas-vindas do professor Walter Libardi, Vice-Reitor da UFSCar; na sequência, a Secretária Geral de Relações Internacionais da Universidade, Estela Antonioli Pisani Canevarolo, fez uma apresentação da UFSCar, enfatizando as relações de pesquisa e as publicações conjuntas entre a Universidade e as instituições francesas, a partir de levantamento feito na base de dados Web of Science, no período de 1981 a 2015.

Com base nesse levantamento, foram destacadas as áreas nas quais a UFSCar conta com mais publicações em parceria com pesquisadores franceses: Engenharia de Materiais, Física e Química. As apresentações foram feitas, respectivamente, pelos professores Daniel Rodrigo Leiva, do Departamento de Engenharia de Materiais (DeMa), que representou o professor Walter José Botta Filho; Adilson de Oliveira, do Departamento de Física (DF); e Ernesto Chaves Pereira de Souza, do Departamento de Química (DQ), representando o professor Elson Longo da Silva.

No encontro, os participantes enfatizaram as parcerias da UFSCar com universidades francesas no âmbito do Programa Capes-Brafitec - que viabiliza ações universitárias em todas as especialidades da Engenharia - e do Capes/Cofecub, programa que busca fomentar o intercâmbio entre instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. Na ocasião, Perrier mostrou os principais programas existentes no âmbito da cooperação franco-brasileira em Ensino Superior, pesquisa e inovação, as áreas prioritárias e os instrumentos de cooperação, incluindo projetos de pesquisa, laboratórios associados e missões no Brasil e na França.

"Essas visitas acontecem com o intuito de ampliar e consolidar a cooperação interinstitucional. Nesse sentido, o encontro foi produtivo pois conseguimos mostrar a sólida cooperação entre a UFSCar e as instituições francesas", avalia a Secretária de Relações Internacionais.

Além de Perrier, esteve presente na UFSCar o assessor técnico de Inovação Tecnológica do Senai e da Embaixada do Brasil na França, Cyrille Munoz. Ele participou de uma reunião reservada com o professor Roberto Ferrari, Diretor da Agência de Inovação (AI) da UFSCar, e com Victor Prado, Coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência. O objetivo da reunião foi buscar caminhos para uma maior interação entre a UFSCar e a França no âmbito da inovação. "Conversamos sobre como podemos melhor prospectar e articular a transferência de tecnologias desenvolvidas na UFSCar para empresas francesas", relata Ferrari. "O encontro foi positivo, em especial para conhecer intenções e o modo de trabalho de cada parte, facilitando a concretização de projetos específicos no futuro", conclui o Diretor da Agência de Inovação.