Gisele Bicaletto - Publicado em 14-07-2017 13:00
Pesquisa junto a usuários do HU indica satisfação com atendimento
Pesquisa junto a pacientes indica satisfação com atendimento do HU-UFSCar. Foto: CCS-UFSCar
Foram divulgados os resultados da Pesquisa de Satisfação do Usuário realizada pela Ouvidoria do Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da UFSCar. A pesquisa foi aplicada entre 2 de maio e 9 de junho junto a 247 pacientes, entre os internados e aqueles que fizeram uso do ambulatório. Foram analisados os seguintes itens: atendimento da recepção, dos médicos e das equipes de enfermagem e multidisciplinar; conforto das instalações; higiene; e organização do hospital.

Os resultados mostram que 100% dos entrevistados internados aprovam a higiene, limpeza e organização do Hospital, assim como o conforto das instalações na área de atendimento médico. Além disso, 100% deles também se mostraram satisfeitos com o atendimento geral do Hospital e 97,06% aprovaram os atendimentos da equipe de saúde e da recepção.

Dos pacientes atendidos no ambulatório, 96% indicariam o hospital para algum familiar e 98% consideram bom o atendimento da equipe de saúde nos aspectos gentileza e tratamento recebido. Dentre esses pacientes, 97% aprovaram o atendimento da recepção, 98,3% mostraram-se satisfeitos com a higiene, limpeza e organização do HU, 98,7% aprovaram o conforto das instalações na área de atendimento médico e, em relação ao atendimento geral oferecido no HU-UFSCar, 98,3% ficaram satisfeitos.

De acordo com Ângela Merice de Oliveira Leal, Superintendente do Hospital, os resultados obtidos são muito animadores para toda a equipe do HU-UFSCar e demonstram que o trabalho está seguindo a direção certa.

Anualmente, em média, duas pesquisas de satisfação do usuário são aplicadas nos 39 hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e são organizadas pela Ouvidoria Geral da sede. Além dessa pesquisa, a Ouvidoria do HU-UFSCar também realiza uma avaliação interna que analisa aspectos específicos voltados ao perfil do Hospital.

Sobre a Ebserh
Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.