Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 19-07-2017 13:00
Pesquisa avalia cognição e dor crônica em idosos cuidadores
Estudo é realizado por pesquisadores dos departamentos de Enfermagem e Gerontologia. Foto: CCS
Estudo é realizado por pesquisadores dos departamentos de Enfermagem e Gerontologia. Foto: CCS
Uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), em parceria com o Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar, tem como objetivo analisar e comparar o desempenho cognitivo (memória, atenção e concentração) de idosos cuidadores que tenham ou não dor crônica. O estudo "Desempenho cognitivo e dor crônica em idosos cuidadores" é realizado por Mariélli Terassi e pesquisadores dos departamentos de Enfermagem (DEnf) e do DGero da UFSCar, sob orientação da professora Priscilla Hortense, do DEnf.

De acordo com a pesquisadora, devido às mudanças demográficas e na estrutura familiar, tem crescido o número de idosos que realizam o cuidado a outro idoso no mesmo domicílio. "O idoso, ao incumbir-se da responsabilidade de prestar os cuidados, pode ter transformações prejudiciais na sua rotina de vida, com sobrecarga de trabalho, ficando mais susceptível a comorbidades, como a dor crônica, por exemplo", alerta Terassi. Ela afirma que a sobrecarga advinda do cuidar de outro idoso pode desencadear no cuidador também alterações físicas, psicológicas e na vida social.

Nesse contexto, a pesquisa pretende investigar se a dor crônica afeta de maneira negativa o desempenho cognitivo nos idosos cuidadores. Para isso, o estudo vai conhecer o perfil de saúde desses idosos, principalmente no que se refere à cognição. Os voluntários serão analisados a partir de instrumentos que avaliam a memória, a atenção e a concentração. Caso algum idoso avaliado apresente agravo na cognição, os pesquisadores o encaminharão para atendimento especializado de referência.

Para participar do estudo estão sendo convidados homens cuidadores (a partir de 60 anos) e mulheres cuidadoras (a partir de 75 anos), que tenham ou não dor crônica. Os voluntários devem residir na mesma casa que o idoso cuidado e estar cadastrados em alguma Unidade de Saúde da Família (USF) de São Carlos. Todas as avaliações são gratuitas e realizadas na casa do voluntário, em datas agendadas. Os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores até o dia 10 de agosto pelo telefone (16) 98163-7745 (também pelo WhatsApp) ou pelo e-mail ma_terassi@hotmail.com.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 51773915.1.0000.5504).