João Eduardo Justi - Publicado em 15-09-2017 13:00
UFSCar realiza XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural
Universidade espera receber 40 mil pessoas entre os dias 23 e 29 de outubro. Imagem: CCS/UFSCar
Entre os dias 23 e 29 de outubro, a UFSCar realiza a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural que reunirá 12 eventos simultâneos nos níveis da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão integrados à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida em todo o País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

O mote escolhido para a Jornada - "Conhecimento interdisciplinar olhando para o futuro" - abre espaço para a discussão de temas e a apresentação de trabalhos das áreas Exatas, Humanas, Biológicas e da Saúde. A ideia é explorar a produção científica em prol do progresso nacional. Além disso, em sintonia com a SNTC, a Jornada homenageará a Matemática, conhecida como a "ciência das ciências", pois é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Linguística, Economia, Administração, Artes, Agricultura e até na Medicina ou na Sociologia, além de estar inexoravelmente presente na vida cotidiana.

Integram a programação da Jornada o XIV Circo da Ciência; XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIC); IX Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI); X Congresso de Extensão (ConEx); Fórum de Extensão; Fórum de Cultura; VI Ciclo de Minicursos; VII Workshop de Grupos de Pesquisa (WGP); VII Congresso de Pós-Graduação (ConPG); III Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad); Universidade Aberta; e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFSCar.

Na agenda cultural estão previstas as apresentações da Orquestra Experimental da UFSCar, da Orquestra de Vidro, do Grupo Ouroboros de Teatro entre muitas outras. Especialmente durante o sábado (28 de outubro), a Universidade estará de portas abertas para receber as famílias de São Carlos e região em atividades que unem ciência e arte despertando a atenção de crianças e adultos. E no domingo (29 de outubro) espaços públicos de São Carlos receberão eventos da Jornada.

Além de São Carlos, a atividade será realizada nos outros três campi da UFSCar, em Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino que também recepcionarão a comunidade externa para conhecer as ações da Universidade nas diferentes regiões do Estado de São Paulo.

Durante toda a semana é esperado um público de aproximadamente 40 mil pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais de todos os setores, além da sociedade civil interessada e de mais de 10 mil crianças e jovens dos ensinos Fundamental e Médio de todo o Estado de São Paulo que poderão conhecer os cursos, iniciativas e infraestrutura oferecidos pela UFSCar.

As informações completas sobre a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar e as inscrições para cada um dos eventos, inclusive com apresentação de trabalhos, estão disponíveis no link jctcufscar2017. Contatos podem ser feitos pelo e-mail jctc@ufscar.br.

A XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural tem a parceria de outras instituições de ensino e pesquisa de São Carlos e região e já conta com apoio da Fundação de Apoio Institucional (FAI) da UFSCar, do Banco do Brasil, do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) e de empresas como Acervir, Micron-Ita, Zilor e Senior.