Gisele Bicaletto - Publicado em 25-07-2017 13:00
Ecomotricidade e Bem Viver são temas de colóquio internacional
UFSCar atua na organização de colóquio na área de Motricidade Humana. Foto: Gabrielli Turman
Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, será realizado o VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (7CPQMH), em Aracaju, no Sergipe. O tema do evento internacional será "Ecomotricidade e Bem Viver". Os trabalhos a serem apresentados devem ser submetidos até o dia 30 de julho.

O Colóquio é uma inciativa conjunta do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar, da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidad Austral de Chile (UACh) e da Cátedra Joel Martins.

O CPQMH tem como foco o diálogo de temas pertinentes à ciência da Motricidade Humana. De acordo com o docente do DEFMH da UFSCar Luiz Gonçalves Júnior, membro da Comissão Organizadora e Científica do Colóquio, a compreensão sobre a Motricidade Humana vai além da abordagem da Educação Física, que vê o corpo apenas em seus aspectos físicos. Esse novo paradigma compreende o ser como intencionalidade, que se dirige para o mundo, às coisas e aos demais seres humanos com os quais compartilha o mundo. "Ou seja, da Educação Física para a Motricidade Humana, partimos do corpo-objeto para corpo-próprio, o corpo encarnado", descreve o professor.

De acordo com Gonçalves Júnior, o objetivo do 7CPQMH é buscar a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicos da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa. "Na área de Motricidade Humana é ímpar a importância da pesquisa qualitativa, já que essa metodologia favorece estudos que consideram o ser humano em sua integralidade", afirma o docente, destacando que as pequisas qualitativas em Motricidade Humana têm tido maior aceitação, inclusive, em periódicos científicos da área.

O tema central do evento vai ressaltar a sinergia entre a Ecomotricidade e o Bem Viver. Nesse caso, a Ecomotricidade é entendida como as práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de reconhecimento das relações ser humano-ambiente, que primam pelo diálogo entre Educação Ambiental, Motricidade Humana e Pedagogia dialógica; e Bem Viver é descrito como o princípio dos povos indígenas latino-americanos que propõe alternativa à ideia moderna do progresso. "Dessa forma, o evento pretende ampliar a discussão em torno dos estudos de Motricidade Humana, em diálogo crítico e igualitário com outras epistemologias e outros projetos coletivos estéticos que primam pelo convívio, pela coexistência e pela corresponsabilidade", conclui o docente da UFSCar.

O evento será realizado na UFS e os interessados em apresentar trabalhos durante o Colóquio podem submeter suas propostas até o dia 30 de julho, conforme as instruções no site do evento. As normas para os autores de trabalhos também estão disponíveis no site e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail spqmh2003@gmail.com.