Mariana Pezzo - Publicado em 01-08-2017 13:00
UFSCar realiza Seminário de Altas Habilidades
Atividades acontecem em novembro no Campus São Carlos da UFSCar. Foto: CCS.
Nos dias 13 e 14 de novembro, a UFSCar realiza o 2º Seminário de Altas Habilidades, que acontece junto com a 1ª Mostra do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade. As inscrições para a apresentação de trabalhos de pesquisa em andamento e concluídos, inicialmente programadas para o período de 1º de agosto a 23 de setembro, foram prorrogadas e podem ser feitas até 1º de outubro, por meio do site do evento.

Pessoas com altas habilidades são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade e grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. No Seminário, sete mesas-redondas abordarão as altas habilidades a partir de diferentes pontos de vista, como, por exemplo, na relação com as habilidades sociais e o bem estar; com grupos em situação de vulnerabilidade; e com as tecnologias. Outros temas serão "Altas habilidades: música e precocidade", "Gestão educacional e formação de professores: contribuições para as altas habilidades" e a dupla excepcionalidade, além dos avanços e barreiras nas pesquisas ibero-americanas sobre altas habilidades.

Participam dos debates, pesquisadores do GRUPOH e convidados de outras instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Sagrado Coração (USC), além de pesquisadores estrangeiros, da Espanha e da Colômbia. Os trabalhos a serem submetidos devem ser vinculados às seguintes áreas temáticas: 1. Altas habilidades: Gestão educacional, formação docente e políticas públicas; 2. Altas habilidades: Identificação, dupla excepcionalidade e grupos em situação de vulnerabilidade; 3. Atendimento: Práticas, procedimentos de ensino e adaptações curriculares para altas habilidades; e 4. Contexto familiar e apoio psicológico para altas habilidades.

As atividades acontecem no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no Campus São Carlos da UFSCar, e a programação completa está no site do Seminário. Outras informações também no Facebook.