Mariana Pezzo - Publicado em 01-08-2017 13:00
Pós-graduação em Estudos Literários inova em suas linhas de pesquisa
Inscrições vão até 29 de agosto. Imagem: Reprodução.
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGLit) da UFSCar está com inscrições abertas até o dia 29 de agosto no processo seletivo de alunos regulares para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado no primeiro semestre de 2018. As informações detalhadas sobre a seleção estão no edital do processo seletivo.

Esta será a primeira turma de doutorado do PPGLit, que iniciou o mestrado em 2011 e teve o doutorado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em março deste ano. A atual coordenadora do Programa, Diana Junkes Bueno Martha, relata que a qualidade e a visibilidade das pesquisas realizadas no PPGLit, juntamente com o potencial de internacionalização, encorajaram o corpo docente a propor o curso de doutorado. A coordenadora, inclusive, destaca o perfil desse corpo docente como uma das características marcantes do PPGLit. "Dos 13 docentes permanentes e 4 colaboradores, 67% realizou estudos de pós-doutorado e, destes, metade o fez em outros países", registra ela.

Mas é em suas linhas de pesquisa que talvez esteja o maior diferencial do PPGLit em relação a outros programas da região. A coordenadora destaca particularmente a linha "Literatura, linguagens e meios", cujas pesquisas abordam a Literatura em diálogo com outras expressões, como, por exemplo, as histórias em quadrinhos, o cinema e a música, dentre outras. Os estudos também olham para os novos suportes do literário na Internet, como blogs e sites. "Também na linha de 'Literatura, história, cultura e sociedade' a nossa perspectiva é arrojada. As pesquisas pensam a historicidade para os estudos literários, mas não de um modo tradicional, e sim revisando as perspectivas teóricas tradicionais", destaca Martha.

Já em relação à internacionalização, há um convênio com a Universidad de Playa Ancha (Upla), no Chile, o que não é comum para um programa jovem como o PPGLit. Também estão em fase de estruturação convênios com a Universidade de Leiden (Holanda) e a Universidad Nacional Autónoma de México. Além disso, o PPGLit recebe estudantes estrangeiros pela participação no Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB), uma iniciativa conjunta entre a Organização dos Estados Americanos e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

O processo seletivo, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, será composto por três etapas, todas eliminatórias e classificatórias. A primeira etapa é a prova teórica, seguida de avaliação e de arguição do projeto de pesquisa. As fases da seleção devem acontecer em novembro, com divulgação do resultado em dezembro. As instruções devem ser conferidas no edital do processo seletivo e outras informações estão no site do PPGLit.