Mariana Pezzo - Publicado em 04-08-2017 13:00
Curso de extensão busca combater invisibilidade da violência de gênero
Durante a Aciepe, serão realizadas atividades teóricas e práticas sobre o tema. Foto: pixabay.com
Começa no dia 24 de agosto o curso de extensão "Violência de gênero na Universidade", que acontece às quintas-feiras, a partir das 18 horas, até o dia 14 de dezembro, no Campus São Carlos da UFSCar. A iniciativa é coordenada por Aida Victoria Garcia Montrone, docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), e constitui uma Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), com carga horária total de 60 horas.

O curso resulta de mapeamento realizado no âmbito do projeto de extensão "Violência de gênero na Universidade: saindo da invisibilidade", que, dentre outros resultados, indicou um desconhecimento, entre estudantes, das ações possíveis e instâncias a serem procuradas no caso da ocorrência de violência de gênero no ambiente universitário. A iniciativa também se articula a outras em curso na Instituição, como o "Mapa de apoio às vítimas de violência de gênero" elaborado sob a coordenação da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar. Durante as atividades, serão realizadas discussões teóricas e atividades práticas de mapeamento de violência de gênero no convívio universitário, buscando conferir visibilidade à ocorrência e, ao mesmo tempo, às medidas de apoio, de proteção e de combate à violência de gênero.

Para estudantes de graduação da UFSCar, as inscrições serão feitas nos dias 10 e 11 de agosto, na fase de ajuste de inscrição em atividades curriculares e inscrição em atividades fora da matriz curricular no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Outras pessoas interessadas - com ou sem vínculo com a Universidade - deverão enviar e-mail para aciepeviolenciadegenero@gmail.com. Estão sendo oferecidas 30 vagas para estudantes e 10 vagas para outros participantes.

A atividade acontece na sala 6 do DME, localizada na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações sobre esta Aciepe, bem como a relação completa de Aciepes oferecidas neste segundo semestre, podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Extensão.