Mariana Pezzo - Publicado em 07-08-2017 16:30
Inscrições abertas no exame Celpe-Bras de proficiência em Português
Exame é o único com reconhecimento oficial do governo brasileiro. Imagem: Divulgação.
De 7 a 23 de agosto, estão abertas as inscrições na segunda edição deste ano do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), único com reconhecimento oficial do governo brasileiro. O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é aplicado em diversos lugares no Brasil e no exterior. A UFSCar é credenciada como posto aplicador desde 2009, como resultado do trabalho que desenvolve no ensino de Português para estrangeiros.

As inscrições devem ser feitas no site do Inep. Após o preenchimento do formulário de inscrição no sistema, o examinando que se inscrever para o posto aplicador UFSCar deverá acessar as informações sobre os procedimentos complementares para pagamento da taxa no valor de R$ 180 e encaminhamento de documentação, clicando neste link. O posto aplicador, ao verificar a inscrição do examinando no sistema, também enviará um e-mail, no prazo máximo de 48 horas, com o link para as informações sobre esses procedimentos, os quais são necessários para homologação da inscrição. É importante registrar que os postos aplicadores têm limite de vagas e, quando o limite é atingido, o sistema bloqueia a realização de novas inscrições.

O Celpe-Bras é exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação e, internacionalmente, o documento é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na Língua Portuguesa. O certificado é outorgado de acordo com o nível de proficiência demonstrado, nas classificações "Intermediário", "Intermediário Superior", "Avançado" e "Avançado Superior". As provas desta edição do exame serão realizadas no período de 17 a 19 de outubro, sendo que o período matutino do dia 17 é reservado para aplicação da parte coletiva, composta pela prova escrita, a todos os candidatos. No período da tarde, é iniciada a aplicação da parte individual do exame.

Outras informações gerais estão disponíveis na página do exame. Informações complementares específicas, relacionadas à UFSCar como posto aplicador, podem ser solicitadas pelo e-mail celpe@ufscar.br.