Gisele Bicaletto - Publicado em 08-08-2017 13:00
Curso de extensão aborda pós-parto e amamentação
Aciepe sobre pós-parto e amamentação está com inscrições abertas. Foto: CCS-UFSCar
A UFSCar oferece no segundo semestre de 2017 o curso de extensão "Pós-parto e amamentação: resgatando sua importância no cuidado integral à saúde da mulher e família". Em formato de Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), a iniciativa é coordenada pela professora Marcia Cangiani Fabbro, do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar.

O curso pretende possibilitar a estudantes e profissionais da área da Saúde a atualização em temas relacionados à saúde da mulher no pós-parto e amamentação, baseados em evidências científicas e na humanização da assistência, e também instrumentalizá-los para o cuidado em um novo modelo de atenção no pós-parto e aleitamento materno.

A cidade de São Carlos é signatária da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que promove ações na Saúde Pública para assegurar o atendimento humanizado às mulheres no que tange ao planejamento reprodutivo, pré-natal, parto, pós-parto, amamentação, dentre outros cuidados à mãe e à criança. Para tanto, o Município necessita de investimentos na capacitação profissional e adequação na qualidade da assistência no ciclo gravídico-puerperal, especialmente no que se refere ao pós-parto. Além disso, é necessário valorizar na formação dos profissionais o período do pós-parto, já que a gestação e o parto acabam sempre mais enfatizados. Nesse contexto, o objetivo da Aciepe é auxiliar na divulgação da assistência integral à saúde da mulher no pós-parto na perspectiva da Rede Cegonha, contribuindo para a melhoria dos cuidados.

O curso será desenvolvido em forma de rodas de conversas, discussão de casos e simulação da prática profissional, coordenadas por docentes da área de Saúde da Mulher do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cuidado Integral a Saúde da Mulher (CISMu) da UFSCar e por profissionais convidados. No término da Aciepe, os participantes terão que apresentar um caso observado na prática, elaborando o projeto terapêutico baseado em evidências científicas.

A oportunidade é gratuita e aberta para alunos de graduação da UFSCar (20 vagas) e profissionais de Saúde de São Carlos e região (10 vagas). São 60 horas de atividades presenciais, com início previsto para o dia 4 de setembro, às 12h30, no Auditório do DEnf, na área Norte do Campus São Carlos. Alunos da Universidade devem fazer a inscrição por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), nos dias 10 e 11 de agosto, e o público externo deve encaminhar e-mail posparto.amamentacao@gmail.com para realizar a inscrição. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (16) 3351-8334, com a professora Marcia Fabbro.