Mariana Pezzo - Publicado em 08-08-2017 13:00
Seminário de Estudos de Literatura recebe trabalhos
Inscrições de trabalhos vão até 30 de agosto. Imagem: Divulgação.
Acontece de 13 a 15 de setembro o IV Seminário de Estudos de Literatura (SELit), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da UFSCar. O evento, que acontece no Campus São Carlos da Universidade, terá como tema central "Literatura e marginalidades", visando discutir, mais do que as distintas marginalidades na Literatura, a Literatura em seu caráter marginal, por ser transgressora, não subserviente e engajada.

O Seminário pretende, assim, ser um espaço de reflexão e de socialização a respeito da Literatura e da pesquisa na área. A programação, já disponível no site do evento, terá três mesas-redondas, sobre literatura brasileira e marginalidades nos séculos XIX e XX e sobre as novas editoras e o mundo editorial. A conferência de abertura será ministrada por Claudia Maria Ceneviva Nigro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de São José do Rio Preto), e o encerramento estará a cargo de Elena Brugioni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também haverá minicursos e apresentação de trabalhos.

As inscrições de trabalhos vão até 30 de agosto, em três modalidades. Estudantes do PPGLit apresentarão seus projetos em mesas de debates. Estudantes de graduação com pesquisas de iniciação científica na área farão suas apresentações no formato de pôster. As comunicações orais estão destinadas a pós-graduandos de outros programas, pesquisadores em geral e outros profissionais. Também há a possibilidade de participação como ouvinte, com inscrições até 6 de setembro. Todos os detalhes devem ser conferidos no site do Seminário, em https://selitufscar.wordpress.com.

PPGLIT
O PPGLit foi criado em 2011, com o curso de mestrado e, até 29 de agosto, está com o processo seletivo aberto para a formação de sua primeira turma de doutorado. Um dos principais diferenciais do PPGLit está em suas linhas de pesquisa e, particularmente, na linha "Literatura, linguagens e meios", cujas pesquisas abordam a Literatura em diálogo com outras expressões, como, por exemplo, as histórias em quadrinhos, o cinema e a música, dentre outras. Os estudos também olham para os novos suportes do literário na Internet, como blogs e sites. Da mesma forma, na linha de pesquisa em "Literatura, história, cultura e sociedade" a perspectiva do Programa é arrojada, pensando a historicidade para os estudos literários não de um modo convencional, mas sim revisando as perspectivas teóricas tradicionais. Todas as informações sobre o processo seletivo para o mestrado e o doutorado podem ser conferidas no site do PPGLit.