Mariana Pezzo - Publicado em 08-08-2017 15:00
Curso de extensão apresentará técnicas de contação de estória
 Atividades buscam desenvolver o interesse e a prática da leitura. Foto: Cesar Ogata/Secom/PMSP.
A graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar oferecerá, ao longo dos meses de novembro e dezembro, o curso de extensão "Práticas alternativas: Contação de estórias", que apresentará técnicas introdutórias à prática da contação de estórias e outros recursos que possibilitam a qualquer pessoa a otimização de suas habilidades para a leitura. Estão sendo oferecidas 20 vagas, gratuitas, sendo 10 para estudantes de graduação da UFSCar e outras 10 para o público geral, especialmente bibliotecários e professores de São Carlos e região. O curso é ofertado em parceria com o Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade (PET-BCI), por meio de seu grupo de contação de histórias, o Contágio.

Os encontros acontecerão aos sábados, durante todo o dia, de 11 de novembro a 16 de dezembro. Detalhes do horário e os locais serão combinados no primeiro encontro, que acontece no dia 11, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, no Departamento de Ciência da Informação (DCI), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. As atividades teóricas abordarão a história da estória oral, índices de leitura no Brasil e a importância do ato de ler, entre outros tópicos. Já a parte prática envolverá técnicas de contação de estórias, de teatro e dramaturgia e de criação de roteiro e cenário. Ao final, todas as pessoas participantes irão promover atividades de contação de estórias em diferentes espaços.

Para estudantes de graduação da UFSCar, as inscrições serão feitas nos dias 10 e 11 de agosto, na fase de ajuste de inscrição em atividades curriculares e inscrição em atividades fora da matriz curricular no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Outras pessoas interessadas  deverão enviar e-mail para petbciufscar@hotmail.com entre os dias 2 e 16 de outubro, com nome completo, formação, vínculo empregatício (se houver), idade e telefone para contato. Mais informações sobre esta Aciepe, bem como a relação completa de Aciepes oferecidas neste segundo semestre, podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Extensão.