Mariana Pezzo - Publicado em 08-08-2017 15:00
Curso busca fortalecer rede de proteção à infância e à adolescência
ECA completou 27 anos em 2017. Foto: Secom / fotospublicas.com.
O curso de extensão "Os direitos da criança e a atuação da rede de proteção à infância e à adolescência", a ser oferecido no Campus Sorocaba da UFSCar neste segundo semestre de 2017, tem como objetivo configurar um espaço de formação de profissionais sobre a organização e a atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente, na luta contra o problema da violência e o desrespeito aos direitos expostos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Estão sendo oferecidas 50 vagas, gratuitas, sendo 20 para estudantes de graduação da UFSCar e outras 30 para outros integrantes da comunidade universitária interessados e profissionais das várias áreas que compõem a rede de proteção (professores e gestores escolares, psicólogos, agentes e assistentes sociais, dentre outros).

Oferecido na forma de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe), o curso terá oito encontros presenciais - que ocorrerão quinzenalmente, às sextas-feiras, das 14 às 18 horas, no Campus Sorocaba - e outras sete atividades a distância em ambiente virtual de aprendizagem. A iniciativa buscará promover o intercâmbio de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade externa à UFSCar, ouvindo todos os participantes sobre suas realidades e partilhando as descobertas sobre a temática nas pesquisas que são realizadas pelo GIAPE (Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, da UFSCar). O primeiro encontro será no dia 25 de agosto, a partir das 14 horas, no Campus.

Para estudantes de graduação da UFSCar, as inscrições serão feitas nos dias 10 e 11 de agosto, na fase de ajuste de inscrição em atividades curriculares e inscrição em atividades fora da matriz curricular no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Outras pessoas interessadas deverão enviar e-mail para ufscargiape@gmail.com até o dia 24 de agosto, com nome completo, ocupação/profissão, local de trabalho/estudo e telefone para contato. Mais informações sobre esta atividade, bem como a relação completa de Aciepes oferecidas neste segundo semestre, podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Extensão.