Mariana Pezzo - Publicado em 16-08-2017 13:00
Curso debate ações afirmativas, diversidade e equidade
Atividades serão realizadas a distância, para contemplar os quatro campi. Foto: CCS
De 28 de agosto a 17 de dezembro, a UFSCar oferece o curso "Ações afirmativas, diversidades e equidade", um espaço de formação para a educação das relações de gêneros, das relações étnico-raciais e para a garantia da acessibilidade às pessoas com deficiência. A realização é da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), em parceria com docentes da Universidade, e o curso está sendo oferecido na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe).

As atividades serão realizadas a distância, com 15 encontros semanais (em um total de 60 créditos), que se configurarão como Rodas de Conversa Virtuais. As pessoas inscritas, além de participarem desses encontros, deverão enviar uma série de sínteses reflexivas ao longo do curso. A Aciepe estará dividida em dois grandes blocos. No primeiro, serão discutidas as ações afirmativas como política pública no Ensino Superior no Brasil e, especificamente, na UFSCar, bem como aspectos históricos, políticos e conceituais sobre as temáticas "Gênero e Diversidade Sexual", "Relações Étnico-Raciais" e "Inclusão e Acessibilidade". No segundo, o foco recairá nas relações estabelecidas entre as políticas públicas para as áreas da Saúde, da Educação e dos direitos, bem como em suas interfaces com as questões de gênero e de diversidade sexual, das relações étnico-raciais e do acolhimento às pessoas com deficiência.

As inscrições para estudantes de graduação da UFSCar já estão encerradas. Para as 20 vagas que estão sendo oferecidas a outras pessoas interessadas - estudantes de pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos e integrantes da comunidade externa -, a inscrição poderá ser feita a partir de hoje (16/8), pelo preenchimento de formulário que estará disponível no Blog da SAADE. O único requisito é ter acesso a computador com Internet e softwares de leitura e edição de textos e de visualização de vídeos.