Mariana Pezzo - Publicado em 18-08-2017 13:00
Colóquio propõe olhar para a Literatura na contemporaneidade
Programação tem mesas-redondas, conferência, apresentação de trabalhos e minicursos. (Divulgação)
De 28 de agosto a 1º de setembro, acontece no Campus São Carlos da UFSCar o 3º Colóquio do Grupo de Pesquisa "Literatura e Tempo Presente", que reúne pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade, bem como integrantes da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Araraquara), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

No dia 30, a programação terá mesas-redondas, conferência e apresentação de trabalhos. Às 9h30, começa a mesa "Edições de livro e tempo presente", com Ezequiel Saferstein, pesquisador da Universidad de Buenos Aires (Argentina), e José de Souza Muniz Júnior, pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Outra mesa-redonda acontece das 14 horas às 15h30, com o tema "Ficção e tempo presente" e a participação de Ana Lucia Trevisan, do Mackenzie, e Márcio Scheel, da Unesp de São José do Rio Preto. Às 11h30, um destaque é a conferência "21 anos do livro 'Gavetas Vazias'", com a Professora Emérita da UFSCar Tânia Pellegrini. E, às 19 horas, o evento recebe as escritoras premiadas Micheliny Verunschk e Andréa del Fuego para o encontro "Escritoras no tempo presente".

Nos demais dias, sempre das 14 às 17 horas, serão realizados os minicursos: "Literatura e fotografia: alianças", "História da distopia e suas manifestações artísticas - da literatura de ficção científica à cultura popular contemporânea", "A recepção da performance: representações modernas do mundo clássico" e "Contradições do contemporâneo: o Universal e o Nacional em 'O sol se põe em São Paulo' e 'Diário da queda'".

O detalhamento de todas as atividades pode ser conferido neste link. A programação acontece no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), que fica no edifício do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus. As inscrições serão feitas no local. Outras informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

Literatura e Tempo Presente
O Grupo de Pesquisa "Literatura e Tempo Presente", criado há cerca de quatro anos, tem a liderança de Rejane Rocha, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e vice-liderança de Juliana Santini, da FCLAr. O grupo está voltado a reflexões sobre a expressão literária contemporânea - brasileira e de outros países -, procurando problematizar sua periodização, suas categorias, seus espaços de circulação e de inscrição, suas opções formais e seus recortes temáticos.

As pesquisas também buscam construir uma abordagem da literatura que a compreenda como parte de uma rede cultural da qual fazem parte outros objetos, práticas e linguagens, artísticas ou não, de modo que se possa enfrentar a complexidade justamente do que se compreende como literatura do tempo presente. "O que nos une é o interesse pela contemporaneidade e nessas relações da literatura com outras formas de expressão, como, por exemplo, aquelas encontradas na Internet, as histórias em quadrinhos, a fotografia", registra a líder do grupo.