Rogério Gianlorenzo - Publicado em 18-08-2017 13:00
Projeto Música em Família da UFSCar tem vagas disponíveis
Aulas se tornam momento especial entre pais e filhos. Foto: FAI/UFSCar.
Gosta de música? Que tal também iniciar seus filhos neste universo? Não precisa esperar que eles cresçam. O Laboratório de Musicalização da UFSCar abriu duas novas turmas do Programa "Música em Família" para crianças de zero a 4 anos.

Todas as segundas-feiras, a partir do próximo dia 21 de agosto, as aulas são para crianças de zero a 2 anos. As quartas-feiras são dedicadas àquelas de 3 e 4 anos. O objetivo é oferecer atividades musicais a serem vivenciadas pela família em sala de aula, assim como criar um repertório musical e cultural que possa ser desfrutado no ambiente familiar.

"A musicalização infantil tem um papel importante em vários aspectos da vida da criança, influencia no desenvolvimento estético, musical, afetivo, expressivo, cognitivo e motor", afirma a professora Renata Severo, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar.

A proposta é inserir a criança em um universo musical envolvente. "Vamos despertar e desenvolver a musicalidade por meio da escuta, de cantigas, jogos rítmicos, parlendas, danças e movimentos, práticas com pequenos instrumentos e brinquedos", descreve Severo que lembra que as aulas devem ser acompanhadas pelos familiares.

Informações sobre valor do investimento, inscrições e locais das atividades que se estendem até o mês de novembro estão no site www.musicalizaufscar.faiufscar.com ou podem ser solicitadas pelo e-mail musicalizaufscar@gmail.com

O Laboratório de Musicalização da UFSCar, iniciado e coordenado por Ilza Joly, docente aposentada da Universidade, já formou inúmeras turmas de bebês, jovens e adultos. Muitos de seus alunos seguiram a carreira musical, integrando, por exemplo, a Orquestra Experimental da UFSCar e outros grupos musicais de sucesso.