Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 18-08-2017 13:00
UFSCar sedia seminário sobre migrantes estrangeiros no interior paulista
Seminário Internacional acontece no Campus São Carlos da UFSCar. Foto: CCS/UFSCar
Seminário Internacional acontece no Campus São Carlos da UFSCar. Foto: CCS/UFSCar
Entre os dias 21 e 24 de agosto, a UFSCar sedia o Seminário Internacional "Migrantes Estrangeiros no Interior Paulista: inserção, identidade e mobilidade (1880-1950)". Ao longo dos dias, o evento receberá pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área de migração com o intuito de promover intercâmbio de experiências sobre a temática. As atividades começam às 8h30 e acontecem no Auditório da ADUFSCar, localizado na área Sul do Campus São Carlos.

Entre os destaques da programação está Elda González Martínez, pesquisadora do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, com sede em Madri (Espanha). Autora de inúmeros livros sobre o tema das migrações internacionais, González abordará "As atividades dos agentes emigratórios espanhóis no Brasil: os casos do Pará e de São Paulo". A palestra será no dia 22 de agosto, às 18h30.

Outra presença internacional no evento será a de José Moya, professor da Universidade Columbia, em Nova Iorque (EUA), e autor de numerosas obras sobre migrações internacionais. Moya se apresenta na UFSCar em duas datas: no dia 23 de agosto, a partir das 18h30, ele fala sobre "Voltar: migração de retorno na história humana". Já no dia 24, também às 18h30, o debate será em torno de "Anarquismo e migração: uma perspectiva global" e acontece, excepcionalmente, no Departamento de Sociologia (DS), na área Sul do Campus.

O seminário também apresenta o curioso tema "Pesquisando documentos de família", abordado por Henrique Trindade, pesquisador do Museu da Imigração do Estado de São Paulo e especialista em rastrear origens familiares em arquivos no Brasil e no exterior. Essa atividade ocorre no dia 22 de agosto, a partir das 10 horas. Além disso, o encontro abarca assuntos como a inserção de descendentes de japoneses na política do Estado de São Paulo; a presença de espanhóis, sírios e libaneses no interior paulista; as mulheres imigrantes; dinâmicas migratórias intergeracionais; entre muitos outros. A programação completa está disponível aqui.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online ou presencialmente, na própria data do evento. O seminário é realizado pelo Grupo de Pesquisa sob coordenação de Oswaldo Truzzi, docente aposentado da UFSCar, e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar e da ADUFSCar, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Casa do Pinhal. O cronograma completo com temas, horários e palestrantes pode ser conferido neste link.