Rogério Gianlorenzo - Publicado em 22-08-2017 16:00
Rádio UFSCar completa 10 anos no ar
Campanha publicitária marca o aniversário da Rádio. Imagem: Divulgação
A Rádio UFSCar completa uma década. Nascida em 23 de agosto de 2007, há 10 anos opera em São Carlos e região pela frequência 95,3 FM e pela Internet (em www.radio.ufscar.br) para o mundo. Embora jovem, já tem muito a comemorar: sob o slogan "Escute Diferente" é a primeira rádio brasileira a operar completamente por software livre e a única emissora de São Carlos ligada a uma universidade.

Para dar início às comemorações, foi realizado nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, evento que reuniu a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, o Prefeito Municipal de São Carlos, Airton Garcia, o Vice-Prefeito, Giuliano Cardinalli, além do Diretor Institucional da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar), Ednaldo Brigante Pizzolato, Pró-Reitores, Diretores de Centro, docentes, técnicos e estudantes.

"É uma enorme satisfação estarmos completando essa primeira década de transmissões pela Rádio UFSCar. Um veículo de comunicação público que se propõe à divulgação científica e cultural levando aos ouvintes música, cultura e informação da melhor qualidade", destacou a Reitora. "É um momento de comemorar e pensar em fortalecer cada vez mais esse projeto de levar informação para toda a sociedade", defendeu Hoffmann.

A Rádio tem entre suas diretrizes principais a promoção e defesa da diversidade cultural, social e política, a disseminação do conhecimento produzido e armazenado na Universidade, a prestação de serviços de interesse público e o envolvimento da comunidade. "Com a nossa Rádio procuramos, justamente, democratizar o acesso da população a um veículo de comunicação público e assim damos espaço e voz ao cidadão comum, agente da transformação social", enfatizou a Reitora fazendo menção à programação especial da emissora, coproduzida com a comunidade são-carlense e realizada por meio de chamadas públicas divulgadas no site da Rádio.

O Diretor da FAI.UFSCar, responsável pela gestão da Rádio UFSCar, relembrou algumas das conquistas dos primeiros anos da emissora e apontou mudanças realizadas recentemente, como a contratação de duas locutoras, novos programas de entrevista com artistas locais, investimentos em redes sociais e em equipamentos de alta qualidade, além de um novo layout no estúdio. "A comunicação evolui e a Rádio precisa estar sintonizada com essas transformações culturais e, claro, com seus ouvintes", ressaltou Pizzolato, que anunciou também que em breve entra em operação um aplicativo para celulares e um novo site. Além disso, uma campanha publicitária comemorativa dos 10 anos foi desenvolvida e já está no ar em www.facebook.com/escutediferente

"É, sem dúvida, uma rádio que faz a diferença na nossa cidade", enfatizou o Prefeito Airton Garcia, durante o evento que foi encerrado com a apresentação de 11 músicos locais.

História e prêmios
Além de ter sua história marcada por operar 100% em software livre, nestes 10 anos a Rádio UFSCar fez a diferença também inovando na divulgação científica e na área cultural. Foram dezenas de eventos organizados e promovidos pela emissora ou a partir dela, como o Festival Contato, Festival Tenho uma Banda, Festival de Talentos, Mostra de Cinema, feiras e workshops sobre o papel do rádio na sociedade.

Grandes nomes da música passaram por seus estúdios e dezenas de shows foram realizados na cidade em parceria com outras instituições. Sua atuação mereceu prêmios, como o Prêmio Especial do Júri pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Rádio; Prêmio AREDE, na modalidade Setor Público, categoria Desenvolvimento de Conteúdo; Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa, categoria melhor matéria; e Prêmio Embrapa de Reportagem Edição Especial 40 anos, categoria Rádio, com o tema "Pecuária e Efeito Estufa".