Adriana Arruda - Publicado em 25-08-2017 13:00
UFSCar participa de Encontro Anual do Fórum de Ouvidores Universitários
Evento contou com lançamento de livro. Foto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Entre os dias 16 e 18 agosto, a Ouvidoria da UFSCar esteve presente no XVII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), realizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus da Barra Funda), em São Paulo. A UFSCar foi representada por Silvana Perseguino, Ouvidora Geral da Universidade, que compartilhou as experiências e desafios dos cinco anos de trabalho da Unidade. Ao longo dos dias, o Encontro reuniu cerca de 100 participantes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) - universidades públicas, privadas, comunitárias, faculdades e institutos -, além de integrantes de Hospitais Universitários (HUs). Segundo Perseguino, o evento configurou um importante espaço de debates, principalmente por seu caráter nacional. "Pudemos trocar conhecimentos e experiências entre as mais diversas ouvidorias universitárias do País, o que propiciou subsídios de qualidade para nossa atuação", relata ela.

Um dos destaques da programação foi a palestra ministrada pelo Ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior, que falou sobre o código de proteção aos usuários de serviços públicos. Na ocasião, também houve o lançamento do livro "Ouvidoria no Brasil e seus desafios: olhares de norte a sul - Relatos de experiências em Instituições de Ensino Superior e Hospitais Universitários", publicação organizada por Arnaldo Podestá Junior, ouvidor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, ouvidora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e Alan Santos de Oliveira, ouvidor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e presidente do FNOU. A obra reúne relatos de experiências de ouvidorias do País, inclusive da UFSCar, que faz reflexões sobre como as ouvidorias podem contribuir para o processo de melhoria institucional por meio da construção de processos dialógicos com diversas instâncias da universidade - acadêmicas e administrativas - e com a própria comunidade. "Nesta publicação, buscamos retratar a importância das parcerias internas da Ouvidoria com as demais Unidades da UFSCar - como Pró-reitorias, Coordenações de curso e, principalmente, com a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) -, fator fundamental para que a comunidade universitária se sinta acolhida e sem que sofra constrangimentos ou exposições desnecessárias", sintetiza Perseguino.

Além do lançamento do livro, palestras e debates, o evento contou com a leitura de um manifesto, elaborado por Perseguino. A Ouvidora da UFSCar chamou a atenção para a grave situação por que passam as universidades públicas, em especial as federais, demonstrando preocupação com os cortes e contingenciamentos de seus orçamentos, que colocam em risco políticas institucionais e pesquisas em andamento. "O intuito foi emitirmos um alerta para a situação das universidades, especialmente no que diz respeito à política de Educação Superior", afirma ela. O manifesto ficará disponível no Portal do FNOU e no site da Ouvidoria da UFSCar.

Sobre a Ouvidoria UFSCar
Criada oficialmente em dezembro de 2011, a Ouvidoria Geral da UFSCar é um órgão de promoção e defesa dos direitos de servidores docentes e técnico-administrativos, alunos, terceirizados e comunidade externa em suas relações com a UFSCar, relacionados às diferentes instâncias administrativas e acadêmicas. A Unidade exerce papel de interlocução entre os cidadãos e as instâncias universitárias. No contexto democrático, configura-se também como um instrumento de acompanhamento e aprimoramento da gestão universitária pela possibilidade de sugerir melhorias. O contato com a Ouvidoria pode ser feito pelo site www.ouvidoria.ufscar.br.