Denise Britto - Publicado em 16-11-2016 13:00
Livro publicado pela EdUFSCar vence Prêmio Jabuti
Livro da EdUFSCar é primeiro lugar na categoria Comunicação. Imagem: Divulgação
A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) ganhou o primeiro lugar do Prêmio Jabuti de 2016 na categoria Comunicação, com o livro “Para Além do Código Digital. O Lugar do Jornalismo em um Mundo Interconectado”, do jornalista e professor da Universidade Mackenzie, Carlos Sandano. Esta é a sexta vez que a EdUFSCar vence o Prêmio Jabuti, que está na 58ª edição e é considerado o mais importante prêmio nacional do mercado editorial. O anúncio do prêmio, outorgado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ocorreu na noite de sexta-feira (11). A cerimônia de premiação ocorre no dia 24 de novembro, em São Paulo.

O livro de Sandano discute o status do jornalismo no mundo atual considerando as contingências materiais e cognitivas para a efetiva mediação de diferentes horizontes interpretativos em uma sociedade globalizada e fragmentada. A obra pode ser adquirida pelo site da EdUFSCar, em www.editora.ufscar.br.

Em 2014, a editora da UFSCar venceu em primeiro lugar na Categoria Educação; em 2013, ficou com o segundo lugar também na categoria Educação; em 2011, terceiro lugar na categoria Teoria e Crítica Literária; em 2010, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências exatas, tecnologia e informática; e, em 2007, ficou com o primeiro lugar na categoria Teoria e Crítica Literária. A Editora acumula ainda outros prêmios, como o 15º Prêmio Cidadania em Respeita à Diversidade, o da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), o Prêmio Nacional de Romance e o Prêmio da União Brasileira de Escritores. Veja lista completa no site da EdUFSCar.

A Editora Universitária da UFSCar publicou seus primeiros livros em 1993. Seu primeiro catálogo, elaborado em 1995, tinha 14 títulos. Atualmente, a editora conta com 563 títulos. Desde a sua fundação, a EdUFSCar tem lançado, em média, dez livros por ano. Obteve reconhecimentos importantes, vindos da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) e também da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).