Clique aqui para voltar à página inicial
Universidade Federal de São Carlos
Notícia 
 
23/10/2013 - 13:00
Estudantes interessados em ingressar na UFSCar podem consultar pesos dados para as notas do Enem 2013

A UFSCar divulgou informações sobre os pesos a serem atribuídos para cada uma das cinco provas que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2013, no processo seletivo feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Nos dias 26 e 27 os inscritos serão submetidos às avaliações de Ciências Humanas e suas Tecnologias"; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação, estão inscritos para o Enem 2013 mais de 7,1 milhões de estudantes que farão prova em 1.661 municípios. Pelo quarto ano consecutivo, a UFSCar seleciona estudantes para ingresso nos cursos de graduação presenciais exclusivamente a partir dos resultados do Enem. Assim que forem divulgados os resultados do Exame, os estudantes poderão fazer sua inscrição por meio do SiSU, que é coordenado pelo Ministério da Educação.

Critérios
Os pesos são definidos pelos conselhos de coordenação, a partir das características do projeto pedagógico dos cursos. Em geral, recebem peso 2 as provas do Enem correlacionadas com as grandes áreas de conhecimento em que os cursos estão inseridos. No caso dos cursos de Engenharia, por exemplo, independentemente do campus que seja ofertado, a prova de Matemática e suas Tecnologias tem peso 2. Nas 6 opções de cursos do Campus Araras, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias tem peso 2 e apenas o curso de Engenharia Agronômica não atribui peso 2 para a Redação. Dos cursos ofertados no Campus Sorocaba, as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Redação têm peso 2 para todas as 14 opções de curso. Em São Carlos, os cursos de Educação e Ciências Humanas atribuíram peso 2 para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A ponderação das notas do Enem para todos os cursos ofertados pela UFSCar constará do Termo de Adesão ao SiSU, que será assinado pela Universidade no mês de novembro, de acordo com o cronograma estabelecido pelo MEC.

Comparativo de desempenho no Enem dos estudantes ingressantes em 2013
Desde que começou a participar do Sistema de Seleção Unificada, em 2011, a UFSCar aumentou em quase 40% a quantidade de candidatos inscritos em 1ª opção nos seus cursos. No ano de 2010, o último em que a UFSCar realizou vestibular próprio, 32.371 candidatos realizaram as provas. Em 2011, já com inscrições recebidas por meio do SiSU, a quantidade de inscritos em 1ª opção saltou para 41.391 (71.108 no total – incluindo os inscritos em 2ª opção). Nos anos de 2012 e 2013, foram recebidas em 1ª opção, respectivamente, 54.737 e 53.345 (97.599 e 95.537, no total).
A sistemática de inscrições do SiSU permite que os estudantes visualizem as “notas de corte” durante o período de inscrições no Sistema, ou seja, qual é a menor nota para ficar entre os selecionados para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Essas notas, no entanto, servem apenas para que o estudante tenha uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.

Os candidatos que pretendem realizar sua inscrição no SiSU, escolhendo a UFSCar, podem consultar o comparativo entre as notas de corte mostradas pelo SiSU na 1ª chamada em 2013 (ampla concorrência), e as notas finais dos estudantes que ficaram matriculados ao final das chamadas deste ano. Nas seis opções de cursos ofertadas no Campus Araras, a diferença entre a nota de corte mostrada pelo SiSU e a nota média dos ingressantes foi de 72 pontos, no geral. No Campus Sorocaba, os estudantes ingressantes obtiveram uma nota média inferior à nota de corte mostrada no SiSU em torno de 61 pontos. Para os cursos ofertados em São Carlos, a diferença entre as notas foi de 52 pontos, em média.

Assim, é fundamental que os estudantes permaneçam acompanhando todas as chamadas divulgadas pela Universidade para o preenchimento das vagas, pois, embora a sistemática de visualização de notas de corte possa transmitir uma impressão inicial de distanciamento da oportunidade real de ingresso, a dinâmica de preenchimento das vagas pode favorecer os candidatos que obtiveram desempenho médio. Isso por conta da adoção de procedimentos como a “manifestação presencial de interesse por vaga”, nas chamadas feitas pela própria Universidade, em que uma quantidade até trinta candidatos/vaga pode ser convocada para requerer a matrícula.

Ações Afirmativas e a reserva de vagas pela Lei 12.711/2012
Desde o ingresso em 2008, a UFSCar implantou seu Programa de Ações Afirmativas, estabelecendo a reserva de vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública e, dentre esses, também para estudantes autodeclarados pretos ou pardos. Em 2013, 42% dos ingressantes foram optantes pela reserva de vagas. De acordo com o cronograma de implantação do PAA aprovado pela Universidade, e agora no âmbito da Lei 12.711/2012, estarão reservadas para 2014 no mínimo 50% das atuais 2.577 vagas. Assim, a UFSCar cumprirá as determinações da lei dois anos antes do teto estabelecido.

Instalação do novo campus Lagoa do Sino, em Buri – SP, com três novos cursos de graduação
O Enem também será utilizado para seleção dos estudantes que ingressarão em 2014 nos três novos cursos de graduação da UFSCar que serão ofertados no Campus Lagoa do Sino, localizado no município de Buri (SP): Engenharia de Alimentos, Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental, cada um com 50 vagas. As informações sobre os pesos para cada um dos cursos estão em definição pelas respectivas coordenações e não deverão divergir dos demais cursos de Engenharia ofertados pela Universidade.

O Campus Lagoa do Sino da UFSCar está localizado no município da Buri, na região administrativa de Sorocaba, em uma fazenda produtiva de 643 hectares. O Campus fica a 130 km da cidade de Sorocaba, 15 km de Angatuba e 30 km do centro de Buri. A cidade mais próxima é Campina do Monte Alegre, a 6 km. A região é caracterizada pelo contraste entre alguns municípios muito industrializados e outros com economia voltada para a pequena agricultura, de base familiar. A região também tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa. O projeto do Campus Lagoa do Sino, considerando estas e outras características da região, está estruturado em três eixos: Desenvolvimento Sustentável Territorial; Soberania e Segurança Alimentar; e Agricultura Familiar.

Informações
Mais informações sobre o ingresso nos cursos de graduação presenciais em 2014 devem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular da UFSCar, pelo telefone (16) 3351-8152 ou pelo e-mail covest@ufscar.br.

Confira:
- Pesos atribuídos às notas do Enem 2013
- Comparativo entre notas de corte do SiSU e nota dos ingressantes em 2013



Últimas Notícias
21/10/2014 - Palestra no Campus São Carlos aborda casos práticos de inovação tecnológica...
21/10/2014 - PPGFt convida voluntários acima de 60 anos para pesquisa sobre biomecânica ...
21/10/2014 - Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente recebe inscrições para ...
20/10/2014 - Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia ocorre na UFSCar de 14 a 1...
20/10/2014 - Fórum Internacional, que acontece este mês, apresenta inovações tecnológica...

mais notícias...
Voltar 
 © 2014 , UFSCar - Todos os direitos reservados Estatística Estatística   Créditos Créditos   Fale Conosc Fale Conosco