Clique aqui para voltar à página inicial
Universidade Federal de São Carlos
Notícia 
 
26/09/2008 - 11:42
Festival multimídia acontece em São Carlos de 8 a 12 de outubro

De 8 a 12 de outubro, a UFSCar realiza o 2º CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica. O evento é uma produção da Rádio UFSCar, do CineUFSCar, do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) e da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar. O tema desta edição do Festival é "Recombinação".

Durante os cinco dias do Festival, públicos de diferentes interesses e idades poderão conferir grande shows musicais, sessões de cineclube, debates transversais, encontros setoriais e oficinas, dentre outros eventos, em um total de mais de 50 atrações gratuitas. As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 5 de outubro, no site do evento, onde é possível conferir também toda a programação do evento. O 2º CONTATO é uma realização da UFSCar, da Pró-Reitoria de Extensão e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI), com patrocínio do Banco do Brasil e da mineradora Jundu (através da Lei de Incentivo Fiscal do Ministério da Cultura).

O CONTATO também tem programações conjuntas com a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSCar, que acontece de 7 a 10 de outubro; a Semana da Computação, que vai de 6 a 8 de outubro; e a Jornada da Letras, de 6 a 10 de outubro, todos na Universidade.

Música
O exímio violonista brasileiro Jards Macalé, a banda grunge norte-americana Mudhoney e o multi-instrumentista francês King Automatic são as principais atrações musicais confirmadas para o 2º CONTATO. Além disso, haverá shows com bandas regionais e de outras cidades e Estados do País, dentre as quais os grupos de São Carlos The Dead Rocks, Plano Próximo, Zero 16 e Blues the Ville. As apresentações musicais acontecem nos dias 11 e 12, a partir das 15 horas, na Praça do Mercado, no Centro de São Carlos.

Cinema
Na área de cineclubismo, além de oficinas, uma das atrações programadas é a instalação "Recombinando as idades da terra", elaborada especialmente para o CONTATO a partir do filme "A Idade da Terra", de Glauber Rocha. Em Água Vermelha, distrito de São Carlos, será realizada a estréia do filme "A Testemunha Oculta", de 1969, realizado pelo cineasta sãocarlense Zé Pintor. A trilha sonora será executada ao vivo pela Orquestra Experimental da UFSCar, com dublagem sincronizada.

Oficinas
Durante o CONTATO, serão realizadas 10 oficinas, voltadas à capacitação de pessoas que atuam nos setores de Arte, Cultura e Comunicação e demais interessados por essas áreas. As oficinas, em geral, serão realizadas no campus São Carlos da UFSCar, do dia 8 ao dia 11, das 9 às 12 horas, com duração total variável para cada oferta. As vagas são limitadas.

Eduardo Nespoli e Alexandra Pinto (docentes do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar), juntamente com Fabiana Victor, ministrarão nos dias 8 e 9 a oficina "Paisagens sonoras e visuais", na qual será apresentada uma instalação sonora e visual interativa em que antigos objetos são utilizados para produzir interação em tempo real. Os participantes serão estimulados a criarem modificações na versão proposta inicialmente. O resultado será apresentado ao público, que poderá interagir com a composição, disparando, manipulando e recombinando imagens e sons.

Outras duas oficinas integram a programação da quarta-feira, dia 8: "Mixagem e Transmissão de eventos em tempo real", com Daniel Roviriego (Rádio UFSCar); e "Circuit Bending - técnicas de manipulação de instrumentos eletrônicos de baixa voltagem para produção musical", com Cristiano Rosa (Pan&tone).

Na quinta-feira, dia 9, têm início as oficinas "Live Cinema", do grupo VDOC; e "TV Digital e a Web 2.0", de Almir Almas (ECA/USP). A única oficina em horário diferenciado será "Programação em Data Flow-Software Puredata para Produção Audiovisual", que acontece na quinta e na sexta-feira, das 14h às 16h.

A oficina "Músico Empreendedor", que acontece nos dias 10 e 11, será coordenada por Ale Barreto (Nós do Morro, RJ), Rodrigo Lariú (Midsummer Madness, RJ), Maurício Martucci (Rádio UFSCar) e Leonardo Castro (aluno do curso de graduação em Imagem e Som da UFSCar). Também no dia 10 acontecerão as oficinas "Podcasting x Broadcasting", com Diego Franco, do site de eventos Banana Mecânica; e "Formatos de Conteúdo emTV Digital", com João Winck (FAAC/Unesp Bauru). A última oficina, que acontece nos períodos da manhã e da tarde do sábado, é "Cinema de Montagem", com o cineasta Joel Pizzini.

Detalhes de cada oficina estão disponíveis em www.contato.ufscar.br.

Debates transversais
Visando possibilitar a articulação de profissionais e seus projetos de Arte, Cultura e Comunicação, o CONTATO promove os Debates Transversais, que possibilitam a recombinação de experiências e conquistas. São três os temas programados para serem abordados nos dias 8, 9 e 10, sempre das 14 às 16 horas: "Troca de Conteúdos - a produção colaborativa como catalisadora de potenciais criativos", "Direitos Autorais - as implicações da Lei de Propriedade Intelectual nas novas relações artísticas, culturais e midiáticas" e "Economia Solidária - as inovações sociais e o trabalho cooperativo".



Últimas Notícias
30/09/2014 - Dois livros da EdUFSCar estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2014
30/09/2014 - DEMa recebe inscrições para cursos de microscopia eletrônica de varredura, ...
29/09/2014 - CineUFSCar apresenta filme inédito em São Carlos, Avanti Popolo, no dia 1º/...
26/09/2014 - Revista organizada por docentes do CCA recebe trabalhos para publicação em ...
26/09/2014 - Simpósio de Avicultura acontece no dia 1º de outubro no Campus Araras

mais notícias...
Voltar 
 © 2014 , UFSCar - Todos os direitos reservados Estatística Estatística   Créditos Créditos   Fale Conosc Fale Conosco