Clique aqui para voltar à página inicial
Universidade Federal de São Carlos
Notícia 
 
20/09/2011 - 08:28
Comunidade da UFSCar atualiza diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional

Desde o mês de maio de 2011, a comunidade da UFSCar está envolvida com a atualização de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado originalmente entre os anos de 2002 e 2004. A primeira etapa está sendo realizada online, por meio de ferramentas disponíveis no site www.pdi.ufscar.br, nas quais é possível a manifestação sobre as diretrizes gerais e específicas do Plano e, também, sobre as diretrizes para o desenvolvimento físico da Universidade (em novo aplicativo disponibilizado no dia 5 de setembro). Inicialmente previsto para ser encerrado no dia 26 de agosto, o prazo desse processo foi estendido para ampliar a participação de servidores docentes, técnico-administrativos, alunos de graduação e pós-graduação. A prorrogação atendeu demandas da própria comunidade, que avaliou, inclusive, que a paralisação dos servidores técnico-administrativos tem dificultado a realização de reflexões coletivas sobre o PDI.

Embora, originalmente, o PDI tenha sido estabelecido como instrumento orientador das ações e decisões institucionais para um horizonte de 20 anos, o crescimento da Universidade – e a consequente renovação de sua comunidade universitária – motivaram a proposta de atualização do PDI em 2011, aprovada pelo Conselho Universitário em abril deste ano. O processo de reflexão coletiva para atualização do PDI prevê a realização de um conjunto de atividades voltadas a favorecer a construção coletiva do Plano, organizadas metodologicamente em três aspectos: acadêmicos; organizacionais; e físicos e ambientais.

A etapa voltada à manifestação sobre as diretrizes gerais e específicas está sendo coordenada pelo grupo de trabalho responsável pelos aspectos acadêmicos. Já aquelas relacionadas ao desenvolvimento físico da Universidade estão sob a responsabilidade do grupo de Aspectos Físicos/Ambientais. As contribuições serão feitas, preferencialmente, por grupos, mas é possível enviar considerações individuais. Também visando ampliar a participação da comunidade universitária, a coordenação do PDI deverá realizar visitas aos órgãos colegiados superiores da Instituição nas próximas semanas. Outros grupos interessados podem entrar em contato pelo e-mail pdi@ufscar.br.

No site do PDI (www.pdi.ufscar.br), todos os integrantes da comunidade universitária, bem como quaisquer interessados nas metodologias empregadas no processo de construção do Plano, podem conhecer as propostas de trabalho dos grupos responsáveis pela reflexão sobre os três aspectos previstos para nortear os debates no processo de atualização, bem como o histórico das atividades realizadas para a construção do Plano aprovado em 2004.





Últimas Notícias
24/10/2014 - Quarteto de Clarinetas Sopra-4 faz apresentação na Biblioteca Comunitária
24/10/2014 - Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil recebe inscrições no process...
24/10/2014 - UFSCar divulga lista de convocados do Processo Seletivo para Refugiados
23/10/2014 - Revista organizada por docentes do CCA recebe trabalhos para publicação em ...
23/10/2014 - Professor do Campus Araras da UFSCar é premiado pela FAO-ONU

mais notícias...
Voltar 
 © 2014 , UFSCar - Todos os direitos reservados Estatística Estatística   Créditos Créditos   Fale Conosc Fale Conosco