Hospital Universitário

Hospital Universitário

Fundado em outubro de 2007 e administrado desde 2014 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepuccida (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) presta assistência à saúde com excelência à população de São Carlos e região, além de ser um ambiente de formação profissional de qualidade e de geração de conhecimento científico.

Com uma área construída de 6 mil m², o Hospital oferece os serviços de Pronto Atendimento para adultos e crianças, Clínica Médica, Pediatria, e internações, com 14 leitos clínicos e seis leitos pediátricos, e também conta com as especialidades em Radiologia e Ultrassonografia. Com uma equipe composta por mais de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social, o HU da UFSCar realiza, em média, mais de 300 atendimentos diários.

Além dos atendimentos médicos, também são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à UFSCar. Alunos do curso de Medicina da Universidade realizam no Hospital os internatos em Clínica Médica e Pediatria. Estudantes dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia também completam sua formação na Unidade, além de realizar atividades de pesquisa e extensão.

O Pronto Atendimento no Hospital Universitário é realizado por meio de demanda espontânea. e as internações ocorrem a partir do Pronto Atendimento. Quanto aos exames, eles devem ser agendados por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), um sistema online, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

O Hospital Universitário da UFSCar está localizado na Rua Luiz Vaz de Camões, nº 111, na Vila Celina. Mais informações pelo telefone (16) 3362-5555.